facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

APOSTA NA FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA


A Direcção Regional de Qualificação Profissional tem programado para o próximo ano lectivo um plano de formação dirigido não apenas aos jovens, mas também ao aperfeiçoamento profissional dos adultos.
Dos cursos a iniciar para breve está o de Técnico de Organização de Eventos, que será frequentado por 18 jovens. Ainda no que respeita à formação de Nível III (equivalente ao secundário no ensino regular), para 2009, está programado o arranque do curso de Electricidade de Instalações e de Soldadura para 28 formandos, que começarão nas aulas em Outubro.
No que respeita à oferta formatica para os adultos, a Direcção Regional de Qualificação Profissional tem agendado o início do curso de Carpintaria, em Novembro deste ano, para 16 formandos. Já a decorrer está o curso de aperfeiçoamento de Ajudante de Cabeleireiro e nos próximos meses vai iniciar-se a formação de 105 horas de Praticante de Cabeleireiro e de 170 horas para Massagista de Estética.
Para o primeiro e segundo semestre de 2009, aquela direcção tem programada a realização de mais três cursos para adultos, um de Oficial de Cabeleireiro, outro de Ajudante e mais um de Massagista Estética. No total, os três cursos terão 50 formandos.
Para o segundo semestre de 2009, será dado o curso de Conservação e Instalação de infra-estruturas de telecomunicações em edifícios, que terá a duração de 90 horas, havendo neste momento 16 vagas.
Além das acções de formação de curta duração, a Direcção Regional de Qualificação Profissional tem ainda um Centro Novas Oportunidades que se destina a adultos com 18 ou mais anos que não tenham habilitações literárias. Neste centro, os interessados, podem ver as suas competências reconhecidas. Só no ano passado e no primeiro semestre deste ano, 52 adultos viram validadas as suas competências.


Escola hoteleira parceira do 3.º ciclo e secundário

A Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira vai colaborar com nove estabelecimentos de ensino do 3.º ciclo e secundário, com a realização de cursos de educação e formação, destinados aos estudantes com mais de 15 anos e que estejam em risco de abandonar a escola.
No total são 290, os jovens que vão ser abrangidos por estes cursos que se dividem pelas áreas de Restaurante/Bar; Cozinha; Pastelaria/Panificação e Andares para o caso dos alunos que estejam a frequentar o 3.º ciclo do ensino básico regular e Cozinha/Pastelaria; Hotelaria e Turismo; Restaurante/Bar para os estudantes do secundário.
Contudo, a oferta formativa para o próximo ano lectivo da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo vai muito mais além e passa pelos Cursos de Especialização Tecnológica. A previsão é que 76 alunos vão frequentar os cursos, que vão desde as Técnicas de Restauração, Segurança e Higiene Alimentar, Animação em Turismo de Natureza e Aventura. A iniciar vão estar dois cursos, um de Recepção e Alojamento, outro sobre Gastronomia e Arte Culinária.
Na formação de activos, estão previstos a presença de 100 alunos que irão tirar cursos de Motoristas de Turismo, Guias de Montanha e Mar, Director de Hotel e Banca de Casinos.
A Escola de Hotelaria tem ainda um Centro Novas Oportunidades que tem um objectivo de validar as competências dos adultos que não tenham habilitações literárias. Para este ano lectivo, estão previstos entre 1.500 a 2.000 processos para reconhecimento de competências.
Fonte: JM

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us