facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

UNIVERSIDADES COM MAIS VAGAS DISPONÍVEIS


Aumentou o número de vagas para a 2ª fase de candidaturas ao Ensino Superior Público e Politécnico.

Além das vagas sobrantes da 1ª fase do concurso de acesso já divulgadas no passado dia 15 de Setembro, ontem foram também divulgadas as vagas libertadas por alunos que, embora colocados, não se matricularam e aquelas que sobraram dos concursos especiais.

João Costa e Silva, director do Gabinete do Ensino Superior (GES) disse ao DIÁRIO que este aumento de vagas para aquele que é o segundo momento da 2ª fase de candidaturas é já algo de comum nos concursos de acesso ao Ensino Superior e tudo muito por causa de alunos que, embora colocados na 1ª fase, não efectuam a matrícula.

Razões para esta situação são várias e Costa e Silva exemplifica: "são alunos que por terem ficado colocados nas últimas opções da candidatura ou outros que já ficaram em universidades privadas mais perto do local de morada".

E o aumento no número de vagas foi significativo, "principalmente em algumas instituições". Na Universidade da Madeira não foi diferente e embora, na semana passada, as notícias dessem conta de que estivessem disponíveis apenas 28 vagas para a 2ª fase (24 para Ciências de Educação e 4 para Bioquímica) o total de lugares em aberto para o 1º ano passou agora a ser de 62. Assim, além das 24 para Ciências de Educação, há ainda vagas para os cursos de Engenharias (cinco), Bioquímica (cinco), Ciências da Cultura (quatro), Economia (uma), Gestão (uma), Psicologia (duas), Serviço Social (duas), Comunicação Cultura e Organizações (três), Educação Física e Desporto (três), Estudos Ingleses e Relações Empresariais (duas), Educação Básica (uma) e Enfermagem (nove).

O mapa final das vagas disponíveis para a 2ª fase poderá ser consultado no site da Direcção Geral do Ensino Superior na área relativa aos estudantes (www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/).

João Costa e Silva recorda que os estudantes que ainda não fizeram a candidatura na 2ª fase ou aqueles que, mesmo já tendo entregue toda a documentação, desejam alterar a candidatura, poderão fazê-lo no GES desde ontem e até ao final da tarde de amanhã.

Os resultados desta fase de candidaturas ao Ensino Superior serão divulgados no próximo dia 13 de Outubro, devendo a matrícula e inscrição dos candidatos colocados ser feita até ao dia 17 de Outubro.

Mestrados ainda abertos

O prazo de candidaturas aos mestrados em Gestão Cultural e em Estudos Regionais e locais, assim como os prazos para inscrições nas pós-graduações em Mediação da Leitura e Estudos Europeus, a iniciar este ano lectivo na UMa, foram prorrogados.

Assim, a entrega de candidaturas nos Serviços Académicos da UMa (Edifício da Reitoria) deverá ser feita até ao próximo dia 2 de Outubro. As descrições do curso e respectivos planos curriculares podem ser consultados na página do Departamento de Estudos Romanísticos em www.uma.pt/der.
Fonte: DN

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us