facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

segunda-feira, 9 de julho de 2012

ESTAS 10 EMPRESAS PROCURAM 100 ADVOGADOS



A crise reduziu os lugares, mas ainda há vagas para algumas especialidades. Vanessa Soares, advogada na Álvaro Duarte e Associados, explica: “Em certas áreas como a recuperação de créditos e insolvências e a fiscalidade a oferta poderá ser maior do que noutras, simplesmente por o número de processos desde tipo ter aumentado exponencialmente.” 

No entanto, também há tendências independentes da crise, como acontece com a especialização em que trabalha: “A área da propriedade industrial (marcas, patentes, design, etc) tem adquirido vasta importância a nível mundial e cada vez mais é necessária uma proteção efetiva do investimento através do registo das respetivas marcas dos produtos e serviços e das invenções inovadoras trazidas ao mercado. Tudo no sentido de assegurar a posição num mercado onde a concorrência é cada vez mais cut-throat”.

E quem é formado em Direito, é provável que se torne advogado? “Em geral a oferta foi reduzida nas sociedades de advogados e tornou-se muito rara a nível empresarial, penso que especialmente quanto à contratação de estagiários, o que os obriga a escolher alternativas que muitas vezes pouco ou nada estão relacionadas com o trabalho de um advogado. Ainda assim tornaram-se raras certas posições como os juristas de empresa e na sua grande maioria quem é formado em Direito segue o percurso da advocacia propriamente dita mediante o período de estágio na Ordem dos Advogados - período esse mais precário por ser muito longo e por muitos estágios não serem remunerados apesar de o trabalho ser muito semelhante ao que se fará após a agregação.” 
Por definição, a formação em Direito está pouco relacionada com a emigração. Será possível aos novos advogados passar as fronteiras do mercado de trabalho? Em geral, é difícil para um advogado com formação em Portugal e conhecedor das leis portuguesas transcender essa barreira específica para exercer a profissão noutro país, onde as leis e a tramitação processual são diferentes, sem alguma formação adicional mais específica” pensa Vanessa, que salienta, contudo, que não é impossível e que acontece mais pela via do Direito Comunitário ou através do recrutamento de empresas multinacionais. Estas são algumas dessas oportunidades que estão hoje em aberto:
1. Find: 6

A Find, agência portuguesa especializada no recrutamento de advogados e assessores jurídicos de empresas tem diversos processos de recrutamento a decorrer. Neste momento procuram advogados especializados em banca, fiscais, laborais e também advogados de nacionalidade angolana. Para ver as condições do contrato e o processo de seleção consulte os anúncios nesta página.

2. Novartis: 25

Se a propriedade intelectual e patentes é uma das áreas a seguir em advocacia, lembre-se que é nas empresas farmacêuticas que se movimentam algumas das patentes mais importantes do mundo. A Novartis, por exemplo, tem 25 ofertas de emprego para o departamento legal, a maioria relacionadas com esta área. Existem vagas para vários países e fases de carreira. Para ver aqui.

3. ONU: 14

Se sonha trabalhar na área dos Direitos Humanos, as Nações Unidas abrem frequentemente vagas para profissionais da área do Direito, tanto para a sede em Nova Iorque como para delegações e missões no terreno. Neste momento, têm 14 processos em aberto, para recrutamento de várias pessoas cada um. Requerem quase sempre formação a nível de mestrado em direito internacional. Para ver aqui.

4. NBC Universal: 7

O grupo de media norte-americano NBC tem sete anúncios de emprego para reforço do departamento legal, para integração em equipas de Londres e Nova Iorque. Pedem profissionais experientes da área do Direito. Para consultar estas ofertas siga esta página

5. Apple: 14

Também as grandes empresas tecnológicas se veem a braços com problemas jurídicos todos os dias. A Apple, por exemplo, tem 14 ofertas de emprego para especialistas em Direito. Todos para a sede, em Santa Clara Valley, EUA. Pode consultar os detalhes de cada um aqui.

6. UE/Governo da Arménia: 1

No âmbito da política europeia para os países vizinhos, a UE está a recrutar um advogado para o cargo de consultor para políticas de longo prazo na Arménia. A especialidade? Direitos de Autor. Pedem fluência em inglês e mais de dez anos de experiência em advocacia num qualquer estado membro. As candidaturas estão abertas até dia 16 de julho, aqui

7. IFPI: 1

Ainda dentro da área da propriedade intelectual, a IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica) procura um sénior legal advisor. Pedem fluência em Inglês e noutra de estas três línguas: francês, alemão ou espanhol para além de inscrição na Ordem do país de origem e experiência comprovada de mais de seis anos. Para consultar estes detalhes, siga esta página.

8. Tribunal Internacional de Justiça: 11

O Tribunal Internacional de Justiça oferece algumas das posições mais ambiciosa da área. Na página de recrutamento tem, de momento, 11 ofertas ativas para postos de trabalho efetivos e alguns em regime freelance. A maioria dos cargos é para assistente mas também existe uma vaga para um cargo de chefia na secção de aconselhamento jurídico. Mesmo para os trabalhos de tradução e interpretação pedem formação em Direito. Há vagas na sede em Haia, Nairobi, e Abidjan.Para ver tudo aqui

9. ESMA: 2

Duas das três vagas que a Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA) tem listadas na página de recrutamento dizem respeito a profissionais da área do Direito. Se domina o tema do funcionamento de mercados financeiros, pode consultar como juntar-se à equipa, em Paris, aqui.

10. Allianz: 13

O grupo da seguradora Allianz tem 13 anúncios de vagas no seu departamento legal. Há lugares para juristas em Berna, Zurich, St. Gallen e Paris bem como para analistas e consultores na cidade de Munique, e para as regiões da California e Minnesota nos Estados Unidos. Dependendo da localização, terá de dominar o Inglês, o Francês ou o Alemão. Para consultar estas e vagas noutros departamentos, utilize este motor de busca.


DINHEIRO VIVO

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us