facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

TESTEMUNHO DE TÂNIA CAMACHO - APOIOS IEM

A Creche do Livramento surgiu no final de 2010, numa situação em que encontrava-me desempregada, com vontade de trabalhar e de criar o meu próprio posto de trabalho, numa área que sempre me motivou: a educação.

Tendo conhecimento de um espaço disponível para alugar, já preparado para a atividade de infantário, procedi de imediato a um estudo de mercado, com o objetivo de averiguar as necessidades locais. Com este estudo, verifiquei que não havia nenhuma creche nas freguesias do Livramento e Monte. Apurei ainda, junto da Secretaria Regional da Educação, que a grande carência não residia nos jardins-de-infância e infantários, mas sim nas creches, pelo que avancei com o projeto empresarial nesta valência, pois sabia que o meu projeto empresarial ia de encontro aos interesses da população, e tinha grande enfoque a nível social.

A nossa qualidade e a confiança demonstrada na nossa creche levaram à sua evolução rápida e natural para infantário, tendo passado a incluir a valência de jardim-de-infância, permitindo-nos dar continuidade ao projeto educativo iniciado.

Inicialmente a equipa era constituída por 6 elementos, mas contamos atualmente com uma equipa constituída por 15 elementos, divididos por salas de berçário, transição, jardim-de-infância, apoio administrativo e auxiliares de limpeza.

Os fáceis acessos, as questões de segurança todas salvaguardadas, a interação constante com pais e famílias, a variedade de atividades extracurriculares de enriquecimento pessoal e a ajuda às famílias através dos apoios sociais, permitem olhar o estabelecimento como uma opção muito válida para os pais que valorizam a educação dos seus filhos.

Mas entre os pontos fortes, destacamos sobretudo toda a equipa de trabalho, que permite implementar o nosso projeto educativo de uma forma dinâmica, ajudando as crianças no seu processo formativo, num processo de excelência diferenciado e individualizado de acordo com as necessidades de cada criança e família.

A nível pessoal, posso dizer que me sinto realizada por ter atingindo este objetivo, e que tenho muita vontade e determinação em ultrapassar todas as dificuldades para dar continuidade a este projeto, para que seja possível através da educação, melhorar e fazer evoluir a sociedade.

É muito entusiasmante contribuir para a aprendizagem dos bebés e crianças, acompanhando a sua evolução.

Como descreve a sua relação como o IEM?

A relação com o IEM é excelente e tem-se demonstrado uma parceria fundamental para o nascimento do conceito, para a passagem da ideia à realidade, através dos diversos programas e apoios que o IEM disponibiliza. Posso mesmo afirmar que sem os apoios concedidos era quase impossível criar um projeto neste âmbito.

Os programas do IEM permitem a colocação de pessoas que estão numa situação de desemprego, em ambiente de trabalho, e apresentam-se como uma mais-valia de âmbito pessoal e social.

Que conselho(s) deixa às pessoas que estejam atualmente a ponderar criar o seu próprio emprego?

Às pessoas que estejam atualmente a ponderar criar o seu próprio emprego, o conselho que posso deixar, com base na minha experiência, é acreditarem nas suas capacidades, assumirem o risco e irem em frente, ultrapassando todas as dificuldades que em todas as etapas da vida nos surgem.

Todos os medos deverão ser enfrentados e os obstáculos devem ser bem avaliados. Diversos aspectos relacionados com o tipo de negócio e a localização devem ser alvo de estudo, e, caso demonstre ser minimamente viável, então há que ter coragem para acreditar e arriscar. Aconselho a toda a gente que crie o seu próprio emprego, desde que seja um projeto bem estruturado e planeado. Não espere, faça você mesmo.
-------------------------------------
Para além do apoio ao investimento concedido pelo IEM, desde o seu arranque, a Creche do Livramento, agora Infantário, beneficiou de apoios financeiros para a contratação de 5 colaboradores e recebeu 6 jovens no âmbito de programas temporários para aquisição de experiência profissional.


0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us