facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quarta-feira, 13 de maio de 2015

NOVOS APOIOS DISPONÍVEIS


A partir de hoje, os empresários da Madeira podem candidatar-se ao novo programa de incentivo ‘Empreender 2020’, criado por portaria assinada pelo secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, e ontem publicada no Jornal Oficial. Esta medida tem uma dotação orçamental de 11,4 milhões de euros, com apoios europeus, conforme anunciou ontem o presidente do Instituto do Desenvolvimento Empresarial (IDE), Jorge Faria.

Na sessão de apresentação do novo sistema de incentivos, que decorreu no salão nobre do Governo Regional, Eduardo Jesus referiu que “este sistema de incentivos ao empreendedorismo pretende acima de tudo acrescentar valor às nossas empresas e à nossa economia”. “Com novos projectos muito provavelmente vamos criar novos empregos e com novos empregos vamos ter uma sociedade mais equilibrada”, declarou o governante.

Privilegiar jovens inovadores

O titular da pasta da Economia revelou que ainda “no decorrer deste mês” será apresentado outro sistema de incentivos, o ‘Valorizar 2020’, isto quando o executivo madeirense já apresentou o programa ‘Internacionalizar 2020’. Eduardo Jesus desafiou os empresários a aproveitarem estes apoios e destacou que o IDE e os outros serviços da Secretaria de Economia “estão permanentemente disponíveis para acompanhar os projectos, as ideias e intenções de investimento”.

Já o presidente do IDE explicou que para o ‘Empreender 2020’ são elegíveis projectos em todas as áreas da economia, excepto nos sectores primário e de transformação.

O objectivo é canalizar apoios para a criação de novas empresas ou para empresas com menos de dois anos de actividade, privilegiando os jovens empresários, os projectos inovadores e que criam novos empregos, estando previstos incentivos reembolsáveis até 500 mil euros.

Uma Direcção Regional para ajudar empresas

Jorge Vale Fernandes, um economista de 36 anos oriundo do grupo Banif, vai coordenar a ligação entre o Governo e o tecido empresarial, assumindo a liderança da futura Direcção Regional da Inovação, Valorização e Empreendedorismo. O nome e o cargo foram avançados pelo secretário da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, que explicou que a nova direcção regional terá “uma função de coordenação” de entidades como o Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), Centro de Formalidades das Empresas, a Madeira Parques ou o Centro de Empresas e Inovação da Madeira (CEIM) e funcionará como “um veículo facilitador de todos os processos e intenções (…) para que o investidor não encontre qualquer tipo de barreira na condução do seu projecto até que o possa materializar”. “A economia depende claramente do sucesso das empresas e por isso temos que acarinhar as intenções de investimento”, rematou. 
Eduardo Jesus adiantou que as mudanças na orgânica da sua Secretaria estão a ser ultimadas e que espera ter tudo “perfeitamente a funcionar” dentro de “duas ou três semanas”.

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us