facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

CARTAS DE APRESENTAÇÃO: 5 FRASES QUE NÃO FAZEM FALTA


Quantas vezes esteve quase a submeter a sua candidatura e de repente lembrou-se que falta escrever uma carta de apresentação apelativa? Ou quantas vezes sentiu dificuldade em escrever uma carta de apresentação diferente para cada candidatura?


Adiar a redação da carta de apresentação apenas vai adiar o momento da sua candidatura. Pela falta de tempo, muitas vezes a carta é feita a despachar e acaba por incluir frases para “encher” que nada acrescentam. Contudo, o conteúdo deve ser brilhante, directo e memorável para o ajudar a passar à fase da entrevista.

Para o ajudar, indicamos-lhe 5 frases que, segundo o The Muse, não fazem falta à sua carta de apresentação.

“Acredito que sou o único candidato bem qualificado”

A não ser que tenha qualificações brilhantes e fora de série e tenha alcançado algo raro, a probabilidade de ser o único candidato bem qualificado para a posição é baixa. Por definição, “único” significa não existe mais ninguém igual.

Por isso, se não tiver a certeza absoluta que é a única pessoa a candidatar-se com as qualificações requeridas, não utilize expressões semelhantes.

“O que eu pretendo é..”

Muitos candidatos expressam as suas ambições e objetivos profissionais na carta de apresentação. No entanto, nesta altura, os recrutadores ainda não estão interessados em saber o que pretende.

A sua candidatura é para uma empresa que tem metas a atingir. O objetivo não é encontrar um candidato a quem possam realizar os sonhos mas sim encontrar alguém que os ajude a evoluir, a reduzir os custos, a obter maior produtividade enquanto organização.

“Não sou” “Não sei” “Não tenho”

A maioria das cartas de apresentação encontra-se cheia de desculpas por parte dos candidatos. Se vai escrever uma carta onde faz referência às suas fraquezas em vez de dar destaque às suas qualidades, por que motivo se está a candidatar?

Se lhe falta algum certificado, habilitação ou competência obrigatória então nenhuma explicação lhe será útil. Se não for algo obrigatório mas essencial então por que motivo se irá focar nas suas falhas? Em vez disso, desvie a atenção para aquilo em que sabe que vai ser uma vantagem para a empresa.

“Anexei o meu currículo”

Se está a enviar uma carta de apresentação, a probabilidade de ter um currículo anexado é bastante elevada. E os recrutadores sabem e esperam que assim seja. Incluir esta frase é apenas um desperdício de tempo e de espaço.

Com certeza, a empresa que está a recrutar irá analisar o seu currículo, não havendo necessidade de referir que o está a enviar. Aproveite, em vez disso, para fazer referência ao conteúdo do seu currículo que melhor se adequa à candidatura.

“Seria uma honra trabalhar para

Esta última frase não é só uma questão de desperdício de espaço: terá direito a um lugar directo no monte dos currículos rejeitados.

Mas, será que alguém seria assim tão descuidado? Sim, é uma situação constrangedora que acontece regularmente, principalmente nos candidatos que utilizam uma carta geral para todas as candidaturas. Construa uma carta personalizada a cada anúncio que está a responder, certificando-se que o nome da empresa está correcto.


O objectivo de escrever uma carta de apresentação é que consiga uma chamada para ir a entrevista. Não é verificar quantas cartas consegue escrever e enviar em modo quase automático. Demore o seu tempo a escrevê-la e faça questão de demonstrar por que motivo gostaria de trabalhar na empresa a que se está a candidatar e por que será o candidato indicado para o cargo.

Alerta Emprego

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us