facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

HISTÓRIA DE SUCESSO: IMAGINARIUM NA MADEIRA

Novas ideias para uma vida cheia de imaginação

A Loja Imaginarium celebrou o seu 1º aniversário após ter reaberto no Funchal com a iniciativa de Duarte Henriques e o apoio do IEM.
A Imaginarium é a rede de lojas de brinquedos mais especializada do mundo, com 414 pontos de venda em 28 países com a missão de acompanhar o crescimento das crianças colocando à sua disposição produtos divertidos, educativos e com qualidade garantida. 
Os brinquedos da Imaginarium são adequados às diversas fases de desenvolvimento da criança, promovem a interação familiar e transmitem valores humanos e sociais, tais como: afetividade, entender o mundo, bons hábitos, e convivência. Também transmitem valores educativos tais como: criatividade, coordenação e psicomotricidade. Valores que, tal como estes brinquedos, nunca saem de moda.


Como surgiu a ideia e como correu a sua implementação?

O momento de avançar, de concretizar esta ideia, foi ditado pelo facto de ter ficado desempregado. A motivação surgiu na forte convicção de que a iniciativa própria, não obstante ser um caminho mais arriscado e difícil, proporcionaria uma excelente oportunidade de por em prática competências e aptidões. A minha experiência e competências profissionais centram-se na área da gestão de empresas, assim, escolhi esta área de negócios em função das necessidades do mercado e optei por uma parceria com uma marca internacional especializada, pois traria vantagens comparativas na oferta de um produto altamente diferenciado, para além das vantagens do desenvolvimento de produtos, inovação e marketing estar à responsabilidade da Marca. Deste modo, nós franchisados, podemos desenvolver a relação com o público e apostar noutras áreas, desde a gestão à divulgação da loja.

Quais os pontos fortes para o seu sucesso e os maiores desafios?

Os pontos fortes para o meu sucesso são em primeiro lugar a minha equipa e o seu relacionamento com os nossos convidados (nas lojas Imaginarium quem nos visita é muito mais do que um cliente, é o nosso convidado), os produtos altamente diferenciados, educativos, divertidos e seguros, que incentivam a partilha de tempo em família, e a Marca, em tudo o que nos proporciona.
Estes 3 factores convergem para a relação com os nossos convidados que é a chave-mestra nas relações comerciais.
A minha equipa revelou-se fantástica e tem sido um factor muito importante para o nosso sucesso. Muitas vezes este é um dos aspectos que corre mal num negócio. 

É vasto o conhecimento necessário a saber dos artigos para poder explicar e aconselhar cabalmente os nosso convidados. Existem sempre artigos novos e esta necessidade de conhecimento é sempre renovada.
Os maiores desafios são os relacionados com a possível demora na retoma económica do país, que tem implicações no rendimento familiar e até na descida da natalidade. Os preços das campanhas de Natal das grandes superfícies e o impacto mediático das criações da Disney são outros desafios.
Também temos de combater a ideia de que os produtos da Imaginarium são caros, o que era verdade há uns anos atrás mas já deixou de ser.
Com a mudança de filosofia da loja, que provocou o encerramento da loja anterior, os preços têm vindo a equiparar-se aos outros produtos que vemos nos supermercados. 
No entanto, a qualidade dos nossos produtos continua a distinguir-nos e quem adquire a nossa Marca tem a tranquilidade de saber que terá a aprovação de quem recebe os nossos brinquedos.
A marca já tinha tido representação na RAM e o público madeirense já estava familiarizado com os artigos, o que por si só tem sido uma vantagem. Os produtos da Imaginarium contam com o selo de garantia ItsImagical, que confirma a seu aporte à infância de valores tanto evolutivos como de carácter social: Qualidade, Segurança, Valor Formativo, Valor Lúdico, sem sexismo e ausência de conteúdo bélico, formando uma coleção exclusiva, que se renova duas vezes por ano. 

Como foi evoluindo até agora e como revê a si e ao seu estabelecimento nos próximos anos? 
Este projeto iniciou logo com 3 funcionários para além de mim, por estarmos inseridos num centro comercial, tendo horários alargados. A ideia inicial seria de criar uma loja de rua, mas acabamos por optar pelo Centro Comercial La Vie, anterior Dolce Vita.
Podemos estar sempre melhor do que estamos mas posso dizer que as coisas estão a correr bem nesta fase e acredito que serão melhores nos próximos anos, graças à experiência adquirida e à maior divulgação. 

Após 1 ano desde a abertura da nossa loja e várias ações de divulgação, continuam a visitar-nos pessoas que não sabiam que a Marca estava de volta na Madeira, e certamente mais pessoas ainda não terão noção de uma mudança na filosofia da Marca, de redução de preços. 

Como se sente atualmente por ter tomado a decisão de avançar com a sua empresa?
Avançar com a criação da própria empresa implica mudanças muito grandes na nossa vida e devemos estar conscientes destas mudanças e preparados para assumir responsabilidades que outrora não tínhamos.
Sinto-me satisfeito por ter avançado pois entendo que estou a contribuir positivamente para mim, para a minha equipa e para o público em geral. 

Como descreve a sua relação com o IEM?
O IEM teve um papel muito importante neste projeto, pois sem o apoio recebido não seria possível avançar. O papel do IEM neste processo e noutros é de autêntico facilitador e proporcionador de condições para avançarmos com os nossos projetos. Aliado a uma boa assessoria contabilística e de realização e acompanhamento do projeto deixa-nos focar no que é essencial: definir o projeto reunir os recursos necessários. 

Que conselho(s) deixa às pessoas que estejam atualmente a ponderar criar o seu próprio emprego?
Às pessoas que estejam atualmente a ponderar criar o seu próprio emprego aconselho vivamente a apoiar-se numa boa assessoria contabilística e que faça o estudo, formalize o projeto e faça o acompanhamento do mesmo. Este aconselhamento permite uma clarificação da nossa visão do projeto e ajuda-nos a redefinir o mesmo. Entendo que é neste processo que reforçamos as nossas convicções ou que cheguemos à conclusão que é melhor não avançar.

O IEM também proporciona este aconselhamento e deve ser aproveitado. Por fim, aconselho a acreditarem nas suas capacidades, e a procurar o devido aconselhamento por forma a que seja um projeto bem estruturado e planeado. 




0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us