facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

PROCURA DE EMPREGO: 8 ERROS COMUNS


Procurar emprego é um desafio difícil. Se se encontra nesta posição, é provável que esteja a cometer alguns erros, facilmente corrigíveis.

Para garantir que o seu empenho é recompensado, e é bem sucedido na procura de trabalho, a Money fez uma lista de 8 erros e o motivo pelo qual não deve continuar a fazê-los:

1) Não explicar porque é a solução para o que a empresa precisa
Não basta enviar um CV onde especifica quais as suas funções anteriores e as datas nas quais esteve em cada empresa. Precisa de mostrar ao empregador porque deve contratá-lo. O que fez para ajudar a empresa anterior a aumentar o seu volume de vendas? Quantas vezes foi distinguido como o funcionário do mês? Em quanto por cento fez aumentar o volume de visitas ao site da empresa? Quantifique e exemplifique – é a melhor forma de mostrar ao recrutador porque deve contratá-lo.

2) Não escrever uma carta de apresentação
Se se candidata a um emprego sem escrever uma carta de apresentação que mencione o motivo pelo qual está interessado na vaga, está a perder uma das formas mais bem sucedidas de conseguir a atenção do recrutador. A carta de apresentação é uma óptima oportunidade para se vender como candidato e demonstrar porque deve o recrutador chamá-lo para uma entrevista. Deve escrever uma carta adaptada a cada anúncio a que está a responder.

3) Preocupar-se demasiado com aspectos pouco relevantes
A quem endereço a carta de apresentação? Procuro e tento acertar no nome do responsável ou utilizo uma saudação geral? Muitas vezes o recrutador não considera estes pontos importantes. Interessa-lhe, no entanto, que as comunicações sejam simples, fáceis de ler e compreender e relevantes. Não perca tempo e energia com as coisas pouco importantes – utilize antes a energia para demonstrar porque seria brilhante no trabalho a que se candidata.

4) Personalizar ou “levar a peito” e perder o ânimo
Facilmente ficamos decepcionados quando estamos muito interessados num trabalho e acabamos por não o conseguir. Pode perguntar-se o que fez de mal, se não tem experiência suficiente, porque é que não esteve à altura do esperado. A decisão de escolher outro candidato, na maioria das vezes, não tem a ver com questões pessoais. O outro candidato poderia, simplesmente, adaptar-se melhor à cultura da empresa. Quando existe apenas uma vaga e muitos bons candidatos, infelizmente a maioria será rejeitada. Não desista e continue à procura!

5) Tentar interpretar todas as acções do recrutador
Procurar trabalho pode ser emocionalmente desgastante. Ao sentir-se nervoso, poderá tentar avaliar todos os movimentos e palavras do recrutador, numa tentativa infrutífera de obter uma pista sobre o sucesso (ou insucesso) da candidatura.

“Quando me disse que ainda iam entrevistar outros candidatos, será que estava a demonstrar que não fiquei com o emprego?”. “Será bom sinal terem-me dito que me contactariam?”. Frequentemente, estas “pistas” que encontra não têm fundamento e a procura incessante das mesmas pode estar a cansá-lo desnecessariamente.

6) Achar que conseguiu o emprego antes de receber a oferta
Frequentemente, os candidatos vêm um sinal positivo da parte do empregador como uma certeza de que irão conseguir o trabalho. Infelizmente, pode não ser esse o caso, o que os deixa devastados. Para além de o candidato se sentir desapontado, pode também estar a perder novas chances de conseguir um bom emprego. Não deixe de procurar trabalho e ir a entrevistas por ter um “bom pressentimento” sobre uma oportunidade de trabalho. Continue à procura até receber uma proposta de emprego formal.

7) Ouvir conselhos sobre procura de emprego não fundamentados
Familiares, amigos, conhecidos – todos têm dicas de procura de emprego para lhe dar, muitas vezes contraditórias. Antes de aceitar qualquer conselho, racionalize sobre a fonte do mesmo. Tem experiência como recrutador? Tem experiência de procura de emprego recente? Por vezes é importante procurar informação em fontes fidedignas e bem informadas.

8) Não analisar os potenciais empregadores
Com a ânsia de encontrar um emprego, pode ser fácil concentrar-se somente em agradar ao empregador. Mas a empresa agrada-o a si? Deve ter em conta a cultura da empresa, o tipo de trabalho e as condições que lhe são oferecidas. Aproveite a entrevista de emprego para verificar se seria feliz na empresa à qual se candidata e se tem as competências necessárias para fazer um óptimo trabalho na posição que lhe está a ser oferecida.

Alerta Emprego

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us