facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

CUIDADO COM OS FALSOS RECRUTADORES



Recebeu uma proposta de emprego via internet? Cuidado!

O Undercover Recruiter divulgou que têm havido incidentes resultantes deste tipo de contactos e explica o que pode fazer.
De facto, existem pessoas que assumem a identidade de um recrutador e entram em contacto com possíveis candidatos a empregos, com o propósito de terem acesso às suas informações pessoais.
Esses indivíduos entram em contacto com o candidato e depois de estabelecerem alguma confiança, pedem-lhe os dados pessoais. Depois disso, os falsos recrutadores, simplesmente desaparecem!
De acordo com a Federal Trade Commission, o número de incidentes relacionados com roubos de identidade nos Estados Unidos da América atingiu os 9,9 milhões por ano. E isto poderá espalhar-se e acontecer também em Portugal.
A razão é simples: roubar identidades facilita o acesso a cartões de crédito das vítimas e contas bancárias, entre outras situações ilegais.
Veja, de seguida, como pode evitar ser uma vítima de roubo de identidade quando é contactado por um falso recrutador:

Pesquise!
Quando for contactado por um recrutador, comece por ver o link, número de telefone e endereço de email fornecidos e, de seguida, cruze esta informação, fazendo uma rápida pesquisa no Google sobre a empresa.
Além disso, repare no endereço de email do remetente. Será que o domínio corresponde ao nome da empresa? Se não, faça outra pesquisa no Google copiando o domínio do email.
A empresa aparece nos resultados? Se não, tente ligar para a empresa real e peça para falar com o recrutador. A recepcionista deve ser capaz de ajudá-lo.

Verifique os antecedentes
Um recrutador legítimo deve ter uma vasta presença online. Veja o seu perfil do LinkedIn e as suas informações. O seu perfil está completo? Tem informações de contacto? Tem recomendações? Não tenha medo de ver a sua página e clique nas suas informações. Tenha cautela se esse recrutador tiver muito pouca informação no seu perfil, ou muito poucas conexões. Além disso, tente procurá-lo também no Facebook e no Twitter. Se o recrutador não tem presença online, pode ser um sinal de que não é verdadeiro.
Por outro lado, até poderá logo encontrar informações de burlas anteriores já denunciadas por outras pessoas.

Faça as perguntas certas
Se entrar em conversação com o suposto recrutador, não se esqueça de fazer perguntas detalhadas sobre a empresa às quais ele deverá ser capaz de responder. Por exemplo, pergunte: “Qual a missão da empresa, e qual a importância que tem para si?”
Faça também perguntas acerca da estrutura da empresa e pergunte quem será o seu chefe. Depois, pesquise o nome dessa pessoa no LinkedIn, no Google e noutras redes sociais.
Se as suas perguntas começarem a ser muito detalhadas, o mais provável é que o “recrutador” desapareça.
Verifique sempre os emails e telefonemas com cautela e nunca divulgue demasiada informação pessoal.
Lembre-se que os falsos recrutadores procuram o desespero. Eles não estão à espera que verifique os factos ou que faça muitas perguntas. Portanto, não se esqueça do que lhe dissemos acima.
De qualquer forma, se por acaso passou por esta situação e acredita ter sido vítima de roubo de identidade, faça uma queixa na polícia. Entre também em contacto com o seu banco ou empresas onde tenha cartões de crédito, caso suspeite que algo não está bem.

Alerta Emprego

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us