facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

segunda-feira, 7 de março de 2016

PROJOVEM - IEM

O PROJOVEM é um programa dirigido a jovens entre os 18 e os 24 anos de idade, que não trabalhem, que não estudem e não estejam a frequentar qualquer formação. 
Este programa abrange duas medidas – Experiência Garantia e Estágio Garantia –, consoante o nível de qualificação profissional do candidato. 
Visando uma maior articulação entre a saída do sistema educativo ou formativo e o contacto com o mercado de trabalho, o PROJOVEM proporciona um complemento prático à formação e promove a inserção na vida ativa, através de uma experiência profissional em contexto real de trabalho. 
Os estágios decorrem em entidades do sector privado, com ou sem fins lucrativos, durante um período de 6 meses, caso da medida Experiência Garantia, ou de 9 meses no Estágio Garantia. 
A Experiência Garantia é dirigida a jovens com nível de qualificação profissional 2 ou 3 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ). 
Por outro lado, o Estágio Garantia é vocacionado a jovens com nível de qualificação profissional igual ou superior ao nível 4 do QNQ (Ensino Secundário com dupla certificação, Ensino Secundário e com estágio profissional mínimo de 6 meses). 
Os jovens integrados no PROJOVEM recebem uma bolsa mensal variável em função do seu nível qualificação profissional.
Na medida Experiência Garantia, o Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM (IEM, IPRAM) comparticipa 100% do valor da bolsa durante o estágio. 
No caso da medida Estágio Garantia, a comparticipação é de 85% e 100% do valor da bolsa, consoante se trata de entidades com fins lucrativos ou entidades sem fins lucrativos, respetivamente. 
Nesta medida, as entidades privadas com fins lucrativos suportam os encargos com a Segurança Social. 
Os subsídios de alimentação e de transporte são suportados pelas entidades enquadradoras. O IEM, IP-RAM tem a seu encargo o seguro de acidentes de trabalho. 
As entidades que contratem os participantes no final do programa podem beneficiar de apoio financeiro à contratação entre os 1.257,66 e os 5.869,08 euros, consoante o tipo de contrato de trabalho e o perfil do candidato. 
As empresas, na qualidade de entidades enquadradoras do PROJOVEM, podem manifestar junto dos serviços do IEM, IPRAM a sua disponibilidade em aceitar jovens desempregados.

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us