facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

POLÍTICAS ACTIVAS DE EMPREGO DÃO RESULTADOS ENCORAJADORES


O secretário regional dos Recursos Humanos, Brazão de Castro, salientou ontem que as medidas activas de emprego aplicadas este ano, na Madeira, «deram resultados estimulantes e encorajadores e inspiram vontade de continuar».
Na réplica às questões colocadas, sobretudo pelos partidos de oposição, sobre as medidas de emprego, o governante revelou que «foram aceites 121 candidaturas de apoio à criação de 238 novos postos de trabalho por parte de empresas».
Brazão de Castro revelou que foram criados 464 novos estágios profissionais para jovens qualificados, abrangidos 242 desempregados no programa Formação e Emprego e foram envolvidas 1.213 pessoas em programas de inserção e ocupacionais.
O secretário regional dos Recursos Humanos disse ainda que foram apoiadas 57 candidaturas à criação do próprio emprego e que 27 desempregados candidataram-se ao prémio de auto-colocação.
Em parceria com a Secretaria Regional de Educação e empresas privadas na área de formação profissional, acções para desempregados que abrangeram 1.257 pessoas.
Brazão de Castro salientou ainda que «estão em actividade na Madeira sete empresas de inserção que abrangem 73 pessoas» e que o Instituto de Emprego da Madeira (IEM) apoia 20 clubes de emprego e unidades de inserção na vida activa.
O governande revelou que o IEM, durante os primeiros 11 meses do corrente ano, efectuou 1.509 colocações de desempregados das ofertas de emprego recebidas por parte das entidades empregadoras.
Com estes indicadores, Brazão de Castro respondeu às dúvidas colocadas sobre o papel do Governo Regional, na inversão da problemática do desemprego, que atinge na Região os 7,9 por cento, quando no continente está próximo dos 11 por cento.
Brazão de Castro desafiou ainda o BE a dizer em plenário que mentira tinha dado aos madeirenses, tantas vezes apregoada por aquela estrutura partidária, mas não obteve resposta.
Em resposta ao deputado carlos Pereira, do PS, que acusara o Governo de “manipular” as estatísticas de desemprego na Região, o governante estranhou a «falta de rigor» visto que são dados apurados pelo Instituto Nacional de Estatística. «A sua ignorância é chocante e é por isso que o seu grupo parlamentar está reduzido a sete pessoas», ripostou Brazão de Castro.
Na sua intervenção, o governante garantiu que na política laboral, vai continuar a privilegiar o diálogo social, através do tripartismo e do apoio à negociação colectiva. «Continuaremos uma política activa de melhoria das condições de segurança, higiene e saúde do trabalho, em vigor até 2012», realçou.
Desenvolver o potencial criativo e empreendedor dos jovens, é outra prioridade apresentada pelo secretário da tutela, que em termos de comunicação social defendeu como «algo de inerente à própria democracia o pluralismo« que por sua vez «implica diversidade».
No que respeita às comunidades madeirenses, Brazão de Castro garantiu que será mantida a relação estreita com os nossos conterrâneos emigrados e que, em termos de imigração, será mantido o apoio à integração na sociedade madeirense.
Relativamente à defesa do consumidor, o governante realçou que hoje «é evidente uma crescente consciencialização dos cidadãos acerca dos seus direitos enquanto consumidores e do papela activo que também lhes cabe desempenhar».
Fonte: JM

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us