facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quinta-feira, 3 de abril de 2008

PRÉMIO MADEIRA INOVAÇÃO JÁ TEM 36 INTERESSADOS

O Centro de Empresas e Inovação da Madeira (CEIM) divulgou ontem, em conferência de imprensa, os procedimentos inerentes ao Prémio Madeira de Inovação Empresarial (PMIE), edição 2007/2008, nomeadamente no que se refere à data limite para submissão das candidaturas. Patrícia Dantas de Caires, presidente do CEIM, principiou por destacar que o PMIE, que surgiu em 1998, tem por objectivo “estimular, promover e apoiar iniciativas empresariais inovadores que se traduzem na criação e modernização de PME’s”, isto no âmbito do objectivo mais lato do CEIM de “impulsionar a criação de empresas apoiando portadores de ideias inovadoras e sustentáveis a desenvolverem a sua ideia de negócio”. A propósito e citando um estudo internacional efectuado em 2004, Patrícia Dantas de Caires realçou que a taxa de empreendedorismo em Portugal diminuiu de 2001 para 2004, sendo que em cada 100 pessoas apenas 4 eram empreendedores, o que posiciona Portugal no 13.º lugar entre os 16 países da União Europeia analisados e no 28.º entre os 34 países analisados ao nível mundial. Deste modo, a presidente do CEIM diz que é necessário “inverter esta situação”, criando “mecanismos que consigam acelerar a mudança”, área onde o CEIM, disse, “tem actuado, contribuindo para o objectivo da Vice-Presidência de, através de políticas públicas, conseguirmos alterar este estado”. Assim, realçou que “o empreendedorismo deve ser visto não só como o apoio a um sonho ou a uma realização pessoal de uma pessoas, mas sim como uma forma de progresso da melhoria e da estabilidade social, gerando emprego e riqueza”. Quanto ao PMIE destaca que o mesmo destina-se às empresas e promotores que forem capazes de oferecer um produto ou serviço inovador distinto daquilo que já existe no mercado e cuju valor acrescentado lhes garanta uma vantagem competitiva.

Existem três categorias onde é possível concorrer:

a) Projectos empresariais inovadores para criação de empresas;

b) Projectos empresariais inovadores para modernizar empresas existentes;

c) Projectos empresariais inovadores de estudantes da UMa ou outra universidade, desde que os promotores tenham residência na Região.


Para o arranque do projecto empresarial será atribuído a cada projecto vencedor 15.000 euros, sob a forma de serviços e assistência técnica. As candidaturas deverão ser entregues (em mão, por email ou fax) até às 24 horas do dia 30 de Maio de 2008 e deverão conter plano de negócios devidamente preenchido, ficha de contacto e curriculum vitae dos promotores e da empresa. As candidaturas entregues serão avaliadas tendo por base o mérito em termos de inovação, análise SWOT, criação de postos de trabalho, consolidação financeira, etc... O júri que fará a avaliação dos projectos concorrentes ao PMIE é externo, convidado pelo conselho de gerência do CEIM. Até ao momento o CEIM já fez 35 contactos estabelecidos com promotores interessados em concorrer ao PMIE, além de um projecto já com o plano de negócios concretizado. A presidente do CEIM referiu ainda que já foram premiados cerca de 30 projectos com o PMIE, os quais têm uma taxa de sobrevivência de 90%, sendo que a maioria sistuação na área das novas tecnologias.

Fonte: JM

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us