facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

terça-feira, 3 de junho de 2008

ESCOLA DE SÃO MARTINHO ACOLHERÁ ATÉ 1.140 ALUNOS


A nova escola profissional de São Martinho, que também abarcará ensino secundário, terá capacidade para 1.140 alunos e 60 turmas, sendo 690 alunos e 30 turmas para o secundário e 490 alunos para o profissional, divididos por 18 turmas para o profissionalizante e 12 turmas para o tecnológico. O investimento do Governo ascende a 11,7 milhões de euros.


A Escola Secundária e Profissional de São Martinho, no Funchal, já está em construção e os trabalhos decorrem a bom ritmo, devendo estar pronta em Setembro de 2009.
Localizada no antigo parque de contentores, nas proximidades do cemitério local, a nova escola vem, segundo o secretário regional do Equipamento Social, «responder às novas exigências de formação para todos e dar cumprimento aos objectivos que orientam a política educativa do Governo, sobretudo no que à garantia da qualidade do ensino e das aprendizagens diz respeito».
A obra, sublinha o secretário regional do Equipamento Social vai respondendo às necessidades de uma zona com elevadas taxas de crescimento urbanístico. O novo estabelecimento terá uma componente tecnológica e profissionalizante muito significativa.
De acordo com o governante madeirense, «a formação profissional é hoje um factor determinante e de diferenciação na competitividade».
«Acreditamos que a nova escola proporcionará, a todos os alunos, uma educação de sucesso e uma outra preparação para a vida activa, possibilitando o acesso a novas e diversificadas competências, porventura mais adequadas às necessidades do mercado empregador» — realçou o secretário regional.
O núcleo do Secundário da escola comportará grande parte da capacidade da mesma: 30 turmas dos 7º aos 12º anos, num total de 690 alunos.
O núcleo da formação profissional, abrangerá 18 turmas para os cursos de mecânica e 12 turmas para os cursos de novas tecnologias, num total de 450 alunos. O bloco do Secundário comportará, então, as áreas de Biologia, Física/Química, Educação Visual, Educação Tecnológica, Informática, Tecnologias de Informação e Comunicação e educação Física.
No que à Formação Profissional diz respeito, as oficinas comportarão cursos profissionais na área de mecânica, construções metálicas e novas tecnologias, orientadas para uma ligação activa com a mecânica assistida e robotizada.
O Núcleo do Ensino Profissional englobará ainda os seguintes espaços: seis pavilhões de trabalho oficinal para 12 turmas de 16 alunos; espaços anexos de apoio; gabinetes de trabalho; balneários de apoio aos espaços das oficinas; instalações sanitárias de apoio aos espaços das oficinas; espaço de armazém de materiais.
Este projecto abrangerá não só a execução de uma unidade ou bloco com cerca de 50 espaços de ensino para o Secundário e um conjunto de 6 blocos ou naves de trabalho oficinal para a formação profissional, como também um ginásio com instalações de balneários/vestiários, um polidesportivo ao ar livre com 44 x 22m (incluindo zona de bancadas em todo o seu comprimento), um bloco de balneários de apoio ao polidesportivo, parque de estacionamento coberto e descoberto e arranjos exteriores e acessos.
Foram também previstas amplas zonas de recreio coberto e áreas verdes na envolvência de todo o complexo escolar. As barreiras arquitectónicas foram eliminadas, sendo que o novo edifício estará também preparado para as pessoas com mobilidade reduzida. O custo da obra da Secretaria Regional do Equipamento Social, através da Direcção Regional dos Edifícios Públicos, ascende a cerca de 11,7 milhões de euros.
Fonte: JM

1 comentários:

  1. pois a escola já está a funcionar mas está com os serviços minimos, quando o investimento feito deveria estar a dar formação aos desempregados da madeira desde professores a alunos.

    ResponderEliminar

Follow us
Follow us
Follow us