facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

sexta-feira, 6 de junho de 2008

UMA PROMOVE NOVOS CURSOS


O Departamento de Estudos Romanísticos da Universidade da Madeira (UMa) vai avançar, já no próximo ano lectivo, com dois novos cursos de mestrado e outras tantas pós-graduações, que têm a particularidade de serem os primeiros, naquele departamento, já adequados ao regime de Bolonha.

Uma das pós-graduações, Mediação de Leitura, foi aprovada no senado da passada quarta-feira, juntando-se a uma outra na área dos Estudos Europeus, já anteriormente ratificada pela UMa.

Gestão Cultural e Estudos Regionais e Locais são os dois mestrados agora lançados e que, de acordo com a presidente do Departamento de Estudos Romanísticos da Universidade da Madeira, Teresa Nascimento, "têm como alvo prioritário os alunos da Ciência da Cultura", alguns já licenciados e que, agora, passam a dispor desta formação complementar aos três anos já realizados.

O mestrado em Gestão Cultural, explica aquela responsável, combina várias áreas e, por isso, terá uma característica inter-departamental em termos do corpo docente. Em Portugal, é ministrado apenas no ISCTE. Já o curso de Estudos Regionais e Locais têm uma maior participação docente do Departamento de Estudos Romanísticos.

Todos estes cursos, vinca Teresa Nascimento, têm como referências algumas importantes universidades europeias, na sequência do que recomenda o processo de Bolonha.

Segundo a presidente do departamento, estes novos cursos vêm de encontro "às expectativas dos alunos que se licenciaram há pouco", mas representam também "o colmatar de uma lacuna que se denotava na região, nesta área cultural". E, salienta, estão já a registar "uma significativa procura de informação".

O Departamento de Estudos Romanísticos da UMa tem, actualmente, um quadro de 15 docentes, dos quais 14 são doutorados em áreas de letras. Mas a partir da próxima semana esse número de doutorados será total. O que, observa Teresa Nascimento, "confere uma sólida formação do ponto de vista científico para poder assegurar estes mestrados e pós-graduações que nos propomos levar a cabo". Refira-se, como complemento, que o curso de Gestão Cultural e a pós-graduação em Mediação de Leitura serão presididos pela já referida Teresa Nascimento. Já o mestrado em Estudos Regionais e Locais e o pós-graduação em Estudos Europeus terão como director Paulo Miguel Rodrigues. As candidaturas a estes cursos arrancam em breve.

Propinas definidas

A viabilidade económica dos novos cursos de mestrado e pós-graduação foram levados a senado - e aprovados - na passada quarta-feira. Estão, assim, já definidos os custos que os alunos terão de suportar. Nos mestrados, as propinas vão variar entre os 1.300 e os 1.500 euros, dependendo a sua fixação do número de alunos. Nas pós-graduações, os valores rondarão os 1.600 euros anuais.Refira-se, ainda, que um outro curso de mestrado (Estudos Linguísticos e Culturais) está já aprovado, contudo ainda não está definida quando será, efectivamente, implementado.
Fonte: DN

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us