facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

terça-feira, 5 de agosto de 2008

PESTANA GARANTE PAGAR A HORAS


Mais de três dezenas de empresas aderiram já ao projecto 'Compromisso Pagamento Pontual a Fornecedores', uma iniciativa da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) que desafia os empresários a cumprirem os pagamentos a fornecedores na data acordada. Entre as empresas que aderiram, uma é da Madeira, a M&J Pestana - Sociedade Turismo da Madeira. José Teothónio, administrador do Grupo Pestana para a área hoteleira e um dos principais dinamizadores da ACEGE na Madeira, justifica este compromisso como "um compromisso importante para a economia e para o tecido empresarial madeirense, que como sabe é constituído, sobretudo, por pequenas empresas".

Deixando claro que este compromisso "não é novidade para nós, pois sempre cumprimos com os prazos", o administrador mostra-se convicto de que este exemplo terá impactos positivos nos mais de duzentos fornecedores do Grupo Pestana, mostrando-se José Teothónio esperançado que outras empresas da Madeira aceitem o mesmo repto.

A ACEGE, com o 'Compromisso Pagamento Pontual a Fornecedores', lançou esta iniciativa no quadro do seu programa de apoio à concretização de boas práticas de responsabilidade social das empresas, afirma o vice-presidente da ACEGE, António Pinto Leite.

Com este projecto, a ACEGE pretende "não só fomentar" o debate em torno de uma questão central na actual vida empresarial portuguesa mas, também, cativar para o cumprimento do princípio básico do "pagamento na data acordada" o maior número de empresários, levando-os a assumir esse compromisso publicamente e a aceitar o escrutínio da sua concretização.

Estudo revela incobráveis aumentaram em 2008

Um estudo da Intrum Justicia, instituição especializada em serviços de gestão de crédito, indica que Portugal é um dos países europeus onde o risco de pagamento é maior e onde a taxa de casos incobráveis aumentou em 2008, nomeadamente devido à crise financeira e à subida do preço do petróleo. Ainda, segundo o estudo, a percentagem de pagamentos recebidos apresenta um melhor balanço do que no ano passado, com 49,6% dos pagamentos a serem efectuados a 60 dias. Porém, os incobráveis aumentaram de 2,5 % para 2,7%. O prazo de pagamento médio baixou em todos os segmentos, continuando, no entanto, entre os mais elevados da Europa. Para aderir ao projecto 'Compromisso Pagamento Pontual aos Fornecedores', os empresários poderão solicitar a minuta da carta de adesão à ACEGE ou copiá-la no portal www.ver.pt.

Ao assinarem a carta, os empresários comprometem-se, por períodos de seis meses automaticamente renováveis, a dar instruções claras e precisas para que os pagamentos nas suas empresas sejam efectuados até à data de pagamento das facturas, podendo, no entanto, solicitar a suspensão temporária deste compromisso, sempre que, por qualquer razão, interna ou externa, a empresa se veja impossibilitada de o cumprir.
Fonte: DN

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us