facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

CANDIDATURAS À 2.ª FASE COM MENOS INTERESSADOS


Foram 472 os estudantes da Região que se candidataram à 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

João Costa e Silva, director do Gabinete do Ensino Superior (GES), explicou ao DIÁRIO que o total de candidaturas diminuiu assim em relação à 2.ª fase do concurso de 2007, quando se registaram 538 candidatos. Esta situação poderá dever-se ao facto de mais estudantes se terem candidatado e ficado colocados já na 1.ª fase do concurso, admite João Costa e Silva.

Dos 472 que se candidataram na 2.ª fase, 281 concorreram em primeira opção para os cursos da Universidade da Madeira e Escola Superior de Enfermagem. Os restantes 191 optaram por vagas disponíveis fora da Região.

O director do GES recordou que neste segundo momento, os alunos concorrem em pé de igualdade (sem 'beneficiar' de qualquer contingente) e o número de vagas é muito menor relativamente ao da 1.ª fase.

Os resultados do segundo momento das candidaturas às universidades serão afixados no próximo dia 13 de Outubro, devendo estar acessíveis na Internet (www.dges.mctes.pt) já no dia 12. No ano passado, dos 538 candidatos, 224 ficaram colocados.

Reclamação originou vaga adicional

O director do GES referiu ainda que o número de candidatos à 1ª fase aumentou de 1.651 para 1.652, já que foi incluída uma aluna que reclamou da reapreciação de um exame nacional.

A situação não é comum, já que na maioria das vezes as reclamações vêm indeferidas, mas desta vez não se passou o mesmo.

Assim, como a reclamação foi aceite e a aluna passou a deter as condições necessárias à candidatura e acesso, vai ficar colocada, "porque ficou com uma nota de candidatura superior à do último colocado no curso que pretendia". Neste caso, explica João Costa e Silva, terá de ser criada uma vaga adicional para que esta estudante possa entrar ainda no âmbito da 1.ª fase. Os alunos já colocados no ensino superior passam assim de 1.395 para 1.396.
Fonte: DN

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us