facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL ABRE NA MADEIRA


Pela primeira vez, uma Licenciatura em Educação Musical vai abrir na Madeira. O curso começa no próximo dia 24, na Escola da Apel, no Funchal, e terá a duração de seis semestres. A responsabilidade científica é do Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas (ISCE).

As candidaturas decorrem até ao próximo dia 14 e poderão ser entregues na Direcção Regional de Educação (DRE), ou no referido instituto, conforme explicou ao DIÁRIO Manuel André, subdirector da DRE.

Os candidatos poderão ser alunos que terminaram o 12.º ano e realizaram provas de ingresso este ano, ou no ano lectivo anterior, bacharéis ou licenciados, alunos de cursos superiores que queiram mudar e pessoas que tenham mais do que 23 anos (com ou sem o 12.º ano). Neste último caso, os candidatos terão de realizar uma prova de aptidão cultural.

A propósito Manuel André diz que o curso "constitui também uma oportunidade de qualificação para profissionais que trabalham em diferentes sectores. É uma mais valia, não só para a Educação, mas para vários sectores de actividade, nomeadamente o turismo." Mestrado em Educação Musical A decorrer desde o dia 1 de Outubro, na Escola da Apel, está o Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico.

O curso conta com 26 alunos oriundos da área da música, professores, muitos deles a que exercer uma actividade musical em grupos e associações culturais da Região.

Compreende três semestres curriculares e um tempo para realização dos relatórios e defesa pública, terminando no final de 2010. Funciona às sextas e sábados e resulta de uma parceria entre a Direcção Regional de Educação e a Escola Superior de Educação de Setúbal.

José Carlos Godinho, coordenador do curso e do Departamento de Música da Escola Superior de Educação de Setúbal, afirma que objectivo "é formar professores de Educação Musical para o Ensino Básico". Neste momento, a turma é composta por professores do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. "Para eles o curso funciona como uma qualificação profissional, pois habilita-os à leccionação nos três ciclos do Ensino Básico e obtêm uma qualificação académica", acrescentou.

O curso tem uma natureza profissionalizante. "A dissertação a efectuar será um relatório sobre o estágio que desenvolverem numa das escolas de música da Região e deverá ter uma dimensão investigativa", diz José Carlos Godinho.

O corpo docente integra professores da Escola Superior de Educação de Setúbal e do GCEA (Gabinete Coordenador Educação Artística), nomeadamente: Carlos Gonçalves, Natalina Santos e Paulo Esteireiro. A propósito da abertura destes dois cursos na Região Manuel André diz que a intenção "é criar condições para que os professores tenham a possibilidade de concretizar os seus objectivos em termos de formação académica. Na Madeira não existe nenhuma instituição de ensino superior que esteja vocacionada para a formação nestas áreas. Por isso, enquanto tutela, queremos reunir as condições necessárias para a qualificação dos recursos humanos, que se reflectirá naturalmente na aprendizagem no contexto sala de aula", conclui.
Fonte: DN

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us