facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

MUITA DESINFORMAÇÃO NAS SAÍDAS PROFISSIONAIS


A área da Saúde não é só Medicina, engloba uma vasta oferta de cursos que ainda são pouco divulgados. Beatriz Faria, aluna do 11º ano da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, apenas tinha uma vaga ideia do trabalho desenvolvido por um nutricionista. Ontem, numa sessão de esclarecimento, que decorreu na sua escola, teve a hipótese de tirar as suas dúvidas.

"Não sabia em que tipo de problemas é que o nutricionista intervém", revelou a jovem, à saída da sessão. "Se também apoiava casos de bulimia ou anorexia", continuou. Embora queria seguir Medicina, nem nutrição nem a terapia ocupacional atraem esta aluna do 11º ano. Talvez cardiologia ou neurologia seja o seu sonho, revelou.

A formação em nutrição, um curso superior de quatro anos, não pressupõe o acesso prévio ao curso de Medicina. A nutricionista Joana Silva explicou que a licenciatura em Ciências da Nutrição, tem como provas de acesso química e biologia, e pode ser feita na Universidade do Porto. Quanto às saídas profissionais ainda persiste a ideia de que o nutricionista é só aquele que faz clínica. "Esta área é mais abrangente", disse Joana Silva. O nutricionista pode trabalhar em saúde pública, na restauração, segurança alimentar (implementação de sistemas de higiene alimentar) ou na indústria alimentar, como por exemplo, na concepção de novos alimentos, com menos gordura ou açúcar.

Além das sessões de esclarecimento sobre as saídas profissionais em várias áreas, foi também disponibilizada informação, em vários, 'stands' no átrio da escola, sobre os estabelecimentos profissionais da Região. A PJ, PSP e Exército Português também estiveram presentes.
Fonte: DN

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us