No âmbito do evento Global Entrepreneurship Week decorreu ontem no Centro de Empresas e Inovação da Madeira (CEIM), no Madeira Tecnopolo, o Fórum de Empreendedores e Pontenciais Investidores.
Esta foi uma iniciativa que, segundo realçou ao JM o presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), Jorge Faria, visou colocar em contacto directo os projectos inovadores com representantes de grupos empresariais, potenciais clientes dos serviços oferecidos pelas novas empresas.
Assim, foram apresentados no Fórum três projectos empreendedores vencedores do Prémio Madeira de Inovação Empresarial do CEIM, nomeadamente as empresas “IndAirControl”, “Madeira GPS” e “ForWeb Software”. Presentes estiveram os representantes do Grupo AFA, Grupo Pestana e Grupo Sá.
Jorge Faria sublinhou que “há uma aposta da Região no que concerne ao empreendedorismo e inovação, sendo que no âmbito deste novo período de programação tem havido um aposta muito forte e inequívoca por parte da política económica do Governo ”.
O presidente do IDE realça que a maior parte dos projectos inovadores apresentados por jovens empreendedores “tinham dificuldades quanto ao financiamento do projecto”, pelo que diz ter sido possível ultrapassar as dificuldades de financiamento “com um sistema de incentivos, o Empreendinov, ajustado a esta nova especificidade, com a possibilidade de co-financiamento através da capital risco e da garantia mútua, salvaguardando assim os vectores de sucesso dos projectos de empreendedorismo”.
Quanto à iniciativa realizado ontem, Jorge Faria adiantou que o objectivo foi “mostrar aos empresários as ideias e os projectos que foram feitos e implementados no mundo real e concreto e que podem ser aproveitados”.
“Queremos que estes projectos tenham sustentabilidade a longo prazo, sejam competitivos e que tenham aplicação prática no mundo real, pois um dos grandes objectivos deste novo período de programação tem a ver com a “interface”, numa acção integrada por parte do IDE com o mundo académico, com o mundo das empresas na prossecução do conhecimento”, realçou.
Jorge Faria referiu ainda que dada “a agressividade” que a Vice-Presidência do Governo Regional e o IDE têm “no que se refere à promoção do empreendedorismo e inovação vão surgir mais projectos inovadores, diversificando assim a nossa base produtiva regional e continuar com o novo paradigma de desenvolvimento”.
Fonte: DN
0 comentários:
Enviar um comentário