
Há mais 41 alunos madeirenses que concluíram com sucesso a frequência dos cursos de educação e formação, uma estrutura curricular alternativa, vocacionada para a via profissionalizante e destinada a estudantes em risco de abandono ou que já deixaram de frequentar o sistema regular de ensino. Os jovens que ontem receberam os respectivos diplomas frequentaram, nos últimos dois anos, os cursos de electricista de instalações, mecânica de veículos ligeiros e pesados, instalações e operações de sistemas de informática e manicura/pedicura na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de São Roque e alguns deles garantiram já ocupação profissional.
Na cerimónia de entrega dos diplomas, realizada ontem à tarde no referido estabelecimento de ensino, o secretário regional de Educação e Cultura, Francisco Fernandes, destacou a importância que este tipo de cursos tem para os alunos em risco de abandono escolar e, muito em particular, em termos das "novas perspectivas de futuro" que se lhes abrem a partir de agora.
O governante relevou todo o trabalho feito pelos intervenientes neste projecto, aludindo não só "ao sucesso da parceria entre escola e famílias dos alunos", mas também ao papel importante que tiveram as empresas que aderiram à iniciativa.
Francisco Fernandes lembrou ainda que do total de alunos que frequentaram estes quatro cursos, quase 20 por cento não conseguiram concluí-los com aproveitamento. Os cursos de educação e formação para jovens encontram-se estruturados em sete patamares sequenciais de entrada e de saída (desde o 6.º ano/nível I ao 12.º ano/nível III). Para além de permitirem uma certificação escolar e uma qualificação profissional aos alunos, este tipo de estrutura curricular possibilita ainda o prosseguimento dos estudos e nomeadamente o acesso ao ensino superior.
Na cerimónia de entrega dos diplomas, realizada ontem à tarde no referido estabelecimento de ensino, o secretário regional de Educação e Cultura, Francisco Fernandes, destacou a importância que este tipo de cursos tem para os alunos em risco de abandono escolar e, muito em particular, em termos das "novas perspectivas de futuro" que se lhes abrem a partir de agora.
O governante relevou todo o trabalho feito pelos intervenientes neste projecto, aludindo não só "ao sucesso da parceria entre escola e famílias dos alunos", mas também ao papel importante que tiveram as empresas que aderiram à iniciativa.
Francisco Fernandes lembrou ainda que do total de alunos que frequentaram estes quatro cursos, quase 20 por cento não conseguiram concluí-los com aproveitamento. Os cursos de educação e formação para jovens encontram-se estruturados em sete patamares sequenciais de entrada e de saída (desde o 6.º ano/nível I ao 12.º ano/nível III). Para além de permitirem uma certificação escolar e uma qualificação profissional aos alunos, este tipo de estrutura curricular possibilita ainda o prosseguimento dos estudos e nomeadamente o acesso ao ensino superior.
Fonte: DN
















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