facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

EMPRESÁRIOS APRENDEM A GERIR RISCOS


A O «mundo de incerteza» em que vivemos hoje dá um significado superior ao seminário ocorrido no Funchal sobre a “Gestão de Risco Empresarial”.
O planeta vive uma das maiores crises da história e ninguém sabe, na verdade, quando irá passar.
Perante esta conjuntura difícil e incerta, todas as ferramentas que as empresas possam ter ao seu dispor são importantes e podem até ser determinantes.
O seminário que ontem ocorreu no auditório do Instituto de Emprego da Madeira, integrado nas acções de dinamização da Qualidade levadas a efeito pelo Vice-Presidência do Governo Regional, através da Direcção Regional do Comércio, Indústria e Energia, pretendeu dar um contributo para que as empresas se organizem e protejam melhor face às adversidades.
«Nós sabemos que estamos num mundo de incerteza - o que hoje é uma realidade, amanhã deixa de o ser - e cada vez mais as organizações têm de planear este risco, percebendo o que pode pôr em causa a sua actividade e, muitas vezes, levar ao fecho de uma determinada empresa», disse à margem do seminário Isabel Catarina Rodrigues, directora regional do Comércio, Indústria e Energia.
Segundo explicou a directora regional, a gestão do risco tem de ser feita à medida de cada organização. As empresas têm de pensar e reflectir internamente sobre que acontecimentos e eventos podem ocorrer e que ponham em causa o normal funcionamento da organização. Por exemplo, em casos de incêndios e inundações, que impedem o desenvolvimento da actividade física num determinado local, é preciso arranjar alternativas para que a empresa não tenha de fechar, nem tenha de fazer com que os colaborares vão para casa.
Nestas situações, a directora regional deixa várias sugestões, entre elas o aluguer de apartamentos ou quartos em hotéis. Deste modo, «as empresas mudam-se para esses locais e continuam a exercer a actividade».
A salvaguarda dos conteúdos informáticos é outra matéria sobre a qual as empresas precisam estar atentas, segundo disse.
«Uma vez que dependemos cada vez mais da vertente informática, há que salvaguardar toda essa informação e gerir e controlar os sistemas de informação. Muitas vezes, o que estes planos de risco fazem são simulações antecipadas nas quais se verifica se, caso o servidor não funcione, como é que continua a ser prestado o serviço ao cidadão e como é que a empresa continua a exercer a sua actividade», referiu a directora regional.
Algumas das soluções, segundo disse, podem ser através da gravação da informação noutros edifícios e a criação de várias cópias.
Segundo Isabel Catarina Rodrigues, os empresários madeirenses «começam a estar sensíveis» a estas questões e a adoptar estas práticas.

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us