facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

DESEMPREGO NO TOPO DAS PREOCUPAÇÕES


O desemprego, a situação económica e ainda a inflação são as maiores preocupações dos europeus, e também dos portugueses, segundo o último estudo de opinião europeu ontem divulgado pela Comissão Europeia, em Bruxelas.
Os primeiros resultados do inquérito Eurobarómetro revelam que, para 57 por cento de portugueses, o fenómeno do desemprego continua a constituir o principal problema que o país tem de enfrentar, mais do que os 51 por cento de europeus.

Economia e preços também preocupam

Os portugueses mostram-se igualmente preocupados com a situação económica (36 por cento) e também com a subida dos preços dos bens e serviços (29).
Quando se pergunta aos portugueses quais as suas principais preocupações a nível pessoal, a grande preocupação passa a ser a inflação para 42 por cento deles (38 dos europeus) seguida da situação económica para 32 (26) e desemprego para 24 (20).
A maior parte dos portugueses (40 por cento) pensa que a situação no mercado de trabalho vai piorar nos próximos 12 meses, contra 15 por cento, que pensam que vai melhorar.
No que diz respeito à evolução da situação económica nos próximos 12 meses, 32 por cento dos portugueses estimam que vai piorar (31 de europeus), 18 que vai melhorar (28) e 41 (37) que vai manter-se inalterada.
"Os cidadãos deixaram claro que o emprego é a sua principal preocupação e a União Europeia deve continuar a prestar toda a atenção e a empenhar-se plenamente na luta contra a crise", disse Margot Wallstrom, vice-presidente da Comissão Europeia, responsável pela Estratégia de Comunicação.

Mais de 30 mil pessoas entrevistadas na UE

O inquérito Eurobarómetro agora divulgado em Bruxelas decorreu sob a forma de entrevistas pessoais realizadas pela empresa especializada TNS Opinion & Social.
No âmbito do levantamento efectuado, foram entrevistadas, no total, 30.238 pessoas, no período compreendido entre 23 de Outubro e 18 de Novembro últimos, nos 27 estados-membros, entre os quais 1.025 em Portugal.
Os inquéritos Eurobarómetro deste tipo são realizados duas vezes por ano, na Primavera e também no Outono.
Fonte: JM

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us