facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

LICENCIADOS EM ENFERMAGEM SEM LUGAR GARANTIDO

Enquanto aguardam pelos resultados da oferta pública de emprego apresentada pelo Serviço de Saúde da Região em Novembro, alguns recém-licenciados em Enfermagem estão a trabalhar em supermercados, lojas de roupa e até como voluntários de serviços do SESARAM. Juan Carvalho confirma e sublinha que a situação se repete há dois anos, quando o emprego imediato deixou de ser uma garantia para os finalistas dos cursos das escolas de enfermagem.

O Sindicato, no entanto, lembra aos novos enfermeiros que devem começar a procurar saídas profissionais fora da Região. Embora o sistema continue a precisar de enfermeiros, a política de contenção bloqueia vagas ou atrasa os concursos públicos. A empregabilidade a 100% na profissão já não existe.

Muitos dos enfermeiros que acabaram os cursos em 2008 e em 2009 foram obrigados a estes trabalhos de recurso. As duas escolas superiores de enfermagem da Região formam por cada curso entre 65 a 70 enfermeiros, mas entre o fim da licenciatura em Julho e a oferta pública em Novembro ou Dezembro é preciso pagar contas e sobreviver.

"Algumas destas pessoas fizeram empréstimos para pagar os cursos e precisam de pagar as suas contas. Por isso, enquanto aguardam pelos resultados da oferta pública, estão a trabalhar em caixas de supermercado e em lojas de roupas". Juan Carvalho não sabe, no entanto, precisar quantos recém-licenciados estão nesta situação. "Não sei quantos, sei apenas que a situação não é nova, já aconteceu com os que acabaram a licenciatura em 2008".

O responsável do Sindicato dos Enfermeiros refere, no entanto, que a contribuir para ter licenciados na caixa de supermercado está o facto de, nos dois últimos anos, o SESARAM ter aberto a oferta pública de emprego tarde. O que significa que as pessoas que estão a trabalhar nos supermercados e nas lojas de roupa vão continuar por mais uns meses, antes de Março, Abril não haverá lugares para enfermeiros novos nos centros de saúde e hospitais da Região.

As escolas de enfermagem continuam a formar profissionais que devem começar a pensar em exercer fora da Madeira. Juan Carvalho explica que o grande empregador é o SESARAM, as vagas que aparecem nas clínicas são quase todas em part-time e pedem experiência. A emigração entre os enfermeiros também não é uma novidade. O sindicalista conhece casos de pessoas que optaram por ir para o Reino Unido, onde os enfermeiros são muito valorizados.

"Não só em termos salariais, mas também nas condições de trabalho, nas condições de estadia que oferecem muitos dos organismos de saúde do Reino Unido que contratam enfermeiros no estrangeiro". A Suíça e a Bélgica são outros dos países que estão a recrutar enfermeiros, mas os grandes importadores de enfermeiros são os Estados Unidos da América.

Embora o Sindicato dos Enfermeiros insista que o Serviço de Saúde da Região continue a ter falta de enfermeiros, lembra que há uma política de redução de custos. Por isso, os jovens devem olhar cada vez mais para o estrangeiro, devem estar disponíveis para ir para onde há trabalho.
Fonte: DN

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us