facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

MAIS 1 ANO A PRÉMIO DE AUTO-COLOCAÇÃO


Tendo em conta a "grande receptividade" que o 'Prémio de auto-colocação' tem vindo a ter por parte dos desempregados de longa duração (mais de um ano), o Governo Regional aprovou no último dia do 'ano velho' um despacho que garante a prorrogação do prazo de candidaturas até 31 de Dezembro de 2010.

Segundo a anterior portaria publicada há pouco mais de 10 meses (23 de Fevereiro de 2009) e que regulamentou a concessão dos prémios de auto-colocação a desempregados de longa duração, o programa era válido apenas a candidaturas que fossem apresentadas até 31 de Dezembro de 2009.

Mas em três 'considerandos', o Governo dá a hipótese de mais desempregados neste contexto possam ter mais um ano para encontrarem trabalho e até recebem dinheiro se o conseguirem sem a intervenção do Instituto do Emprego da Madeira e/ou dos Clubes de Emprego e Unidades de Inserção na Vida Activa (Univas) ou quaisquer outras estruturas de apoio ao emprego apoiadas pelo IEM.

Constatando num caso, "que os desempregados de longa duração constituem um dos públicos que apresentam maiores dificuldades de inserção ou reinserção profissional" e, noutro caso, que "a actual conjuntura económica justifica", tal prorrogação, acrescida da forte procura por esta medida, "constituindo um estímulo à procura activa de emprego", leva à conclusão que o GR reconhece que a oferta de trabalho, através do IEM, é por demais irrisória perante a procura dos desempregados.

Refira-se que dos 13.510 desempregados inscritos no IEM no final de Novembro do ano passado, 4.437 (32,8%) estavam inscritos há mais de um ano (longa duração), valor que tem vindo a crescer a cada mês. As propostas de trabalho ao longo desse mês foi de apenas 244 colocações. Para mais informações sobre o programa de auto-colocação opte por uma destas indicações: Rua da Boa Viagem, n.º 36; 291 213 260 (telef.) ou dse@iem.gov-madeira.pt.

Fonte: DN

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us