facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

MICROEMPRESAS TÊM 2 MILHÕES EM APOIOS


O deputado do PSD/M, Jaime Filipe Ramos, deu ontem uma conferência de imprensa para destacar as políticas que o Governo Regional tem disponíveis com o principal objectivo de estimular a actividade empresarial e manutenção dos postos de trabalho.
Antes de enumerar as medidas que estão em vigor, o deputado quis recordar que actualmente cabe ao Governo Regional, enquanto entidade pública, promover o investimento público, mas também estimular a actividade empresarial privada com regimes de incentivos, sistemas de apoio ao funcionamento e financiamento, de forma a ultrapassar as dificuldades «que infelizmente a banca portuguesa tem vindo colocar às empresas», criticou Jaime Filipe Ramos. O deputado vai mais além e diz mesmo que «a banca teve na origem da crise, mas hoje está mais preocupada com os seus próprios accionistas do que em ajudar as empresas e a salvaguardar os postos de trabalho». Esta realidade é contornada com os estímulos criados pelos governos. Uma situação que Jaime Filipe Ramos lamenta que não seja detectada pelas entidades reguladoras que, por sua vez, devem fazer pressão à banca para apoiar mais o tecido empresarial.
Entretanto, para este ano, Jaime Filipe Ramos revelou que a linha de crédito para as microempresas ainda tem disponível dois milhões de euros. Até agora, 257 pequenas empresas obtiveram auxílio no valor total de oito milhões de euros, «e é importante dizer às pessoas que esta linha de crédito é fundamental no apoio à tesouraria e fundo de maneio das empresas».
Está também disponível aos empresários, a linha de crédito Pro-Invest, que se destina às empresas que têm mais dificuldades de obter financiamento bancário. «Só para ter uma ideia, num projecto de investimento de cem por cento, dez por cento são capitais próprios, com o sistema de incentivos o apoio pode chegar aos 60 por cento e os outros 30 por cento da linha de crédito Pro-Invest e este é um apoio que o IDE e o Governo concedem que é um grande estímulo», explicou o deputado.
No entanto, há uma outra ajuda que será concedida trimestralmente e que é o sistema de incentivo ao funcionamento empresarial. São 20 milhões de euros, que vão permitir manter os postos de trabalho e a sustentabilidade das empresas. As regras e critérios deste apoio serão publicadas em breve em portaria. «Este é um projecto único e inovador em que a Região teve de pedir autorização à UE e que já foi obtida», esclareceu Jaime Filipe Ramos.
Fonte: JM

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us