facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

UMa ENVIA 25 CURSOS PARA AGÊNCIA DE AVALIAÇÃO


A Universidade da Madeira vai colocar à apreciação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior os cerca de 25 cursos que ministra. O prazo para o envio de todas as informações respeitantes a cada licenciatura, mestrado ou doutoramento termina no final de Março, estando a UMa a proceder à colocação dos dados na plataforma online da Agência.
Refira-se que este organismo, criado no ano passado, é reconhecido pelo Estado português para a devida acreditação de todos os cursos do sistema de ensino superior, estando assim todas as universidades do país a trabalharem no sentido de fornecerem as respectivas informações até ao prazo estipulado.
De acordo com o reitor da universidade madeirense, «todos os nossos cursos estão a ser integrados na plataforma da Agência de Avaliação e Acreditação» de modo a que, até ao final do mês de Março, a UMa tenha concluído o seu trabalho a este nível e fique, então, à espera da análise e certificação do organismo criado na primeira metade de 2009. Segundo Castanheira da Costa, as respostas daquela instituição aos cursos em análise podem ser três: aceitação e acreditação, recusa, ou aprovação condicionada. O responsável pelo estabelecimento de ensino superior madeirense não sabe quando é que a Agência, após recepção dos dados dos cursos, vai proceder à avaliação referente à Universidade da Madeira, mas estava confiante de que tudo irá correr pelo melhor. A Agência de Avaliação e Acreditação «entrou em funcionamento há relativamente pouco tempo e estamos a trabalhar normalmente com a instituição», disse ainda.
Saliente-se que, em Maio de 2009, o Conselho de Ministros designou os cinco membros do Conselho de Curadores da referida Agência, nomeadamente os professores Alfredo Jorge Silva, António de Almeida Costa, Irene Fonseca, João Lobo Antunes e, como presidente, José Joaquim Gomes Canotilho. Estes tiveram por missão designar o conselho de administração da Agência e apreciar genericamente a sua actuação, velando pela observância das melhores práticas internacionais de avaliação e acreditação. Como se lê no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Agência «é uma fundação dotada de regras claras de independência, representatividade e competência técnico-científica, é responsável pela avaliação e acreditação das instituições e cursos de ensino superior, pelos procedimentos de garantia de qualidade desse ensino e pela inserção de Portugal no sistema europeu de garantia de qualidade do ensino superior».
Fonte: JM

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us