facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quarta-feira, 17 de março de 2010

JOVENS DEBATEM CONSTRUÇÃO DO FUTURO


Com o projecto “Democracia, Participação e Empreendedorismo”, inserido no âmbito do Programa Juventude em Acção, co-financiado pela União Europeia, a Fundação da Juventude pretende realizar um conjunto de iniciativas que se complementam na exploração do Ano Europeu dedicado à Criatividade e Inovação (2009) e do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social (2010).
De acordo com a directora regional da delegação da Fundação da Juventude, «a Fundação da Juventude, conjuntamente com os outros parceiros, considerou que perante a crise actual e o crescimento do desemprego nos jovens e a sua consequente exclusão social, seria importante incutir nestes jovens, poder de iniciativa em construir o seu próprio futuro motivando o seu potencial espírito empreendedor, de procura de melhor formação, perfil ou ainda criação do seu próprio emprego». Nesse sentido, Sara André diz que «se considera importante que os jovens em situação de menos oportunidades tenham consciência do que os rodeia, do seu papel na sociedade, no seu meio, e na Europa».
O projecto, tal como revelou a directora regional da delegação da Fundação da Juventude, «conta assim com um conjunto de actividades que começam por ser desenvolvidas pelos jovens nas suas próprias regiões (Madeira e Gran Canária) e que culminam com um encontro esta sexta-feira e sábado, sob o lema “Constrói o teu Futuro”».
Tal como revelou Sara André, «para além da exposição fotográfica, visitas temáticas, contaremos com quatro workshops, dois que abordarão a temática da participação e democracia e consciência europeia, e outros dois serão desenvolvidos de acordo com a identificação feita pelos jovens participantes do maior sector de potencialidade empreendedora nas Regiões, como forma de combate ao desemprego, pobreza e exclusão social em que serão abordadas as realidades das mesmas».
A par disso, acrescenta ainda aquela responsável, «uma exposição final, que decorrerá em ambas as regiões, pretende dar a conhecer não só todas as actividades e material produzido no âmbito deste projecto, como também dar a conhecer o Programa Juventude».
Neste momento, segundo referiu, «já foram realizados três programas na Rádio Jornal da Madeira, não só para a divulgação do projecto, mas também como meio de dar a conhecer o programa Juventude em Acção, que é um importante meio de financiamento para iniciativas dos jovens».
Este projecto, conforme referiu, «terá a duração de 13 meses (1 Dezembro 2009 a 31 Dezembro 2010) e contará com a participação de 23 jovens, sendo que 15 pertencem a duas organizações portuguesas, nomeadamente, a Associação Cultural e Recreativa Juventude Interactiva e a Fundação da Juventude, e os restantes oito a duas associações de Canárias, a Asociación Juvenil, Cultural, Ocio y Tiempo Libre Alternativa Norte e a Asociación Juvenil Bentejui Sta Mª Goretti.
Sara André, directora regional da delegação da Fundação da Juventude esclarece que a participação nos workshops é gratuita e aberta à população em geral. Para isso basta contactar a Fundação da Fuventude através do mail madeira@fjuventude.pt ou através do contacto 291 280 629.


Brazão de Castro presidirá à sessão de abertura


O encontro “Constrói o teu Futuro”, que começa esta sexta-feira, com a inauguração, pelas 18h00, no Pestana Grand Hotel, no Funchal, de uma exposição fotográfica — Imagens das instituições e organizações de tomada de decisão da Região Autónoma da Madeira e Canárias, ambiente, costumes e tradições, pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, tem a sua sessão de abertura agendada para sábado, pelas 9h30, presidida pelo secretário regional dos Recursos Humanos, Brazão de Castro. Ao longo do sábado estão previstos duas “worshops”, uma sobre as “Instituições democráticas na Região Autónoma da Madeira e Canárias”, que terá como moderador o director regional da Juventude, Jorge Carvalho, e, outra, sobre a “Participação política, Europa — condicionalismos da ultraperiferia”, com o eurodeputado Nuno Teixeira.
Estão ainda previstas outras duas workshops, uma sobre “Turismo - Realidades das Regiões Autónomas da Madeira e Canárias” e, outra, sobre a “Necessidades dos nichos de mercado – perfis e empreendedorismo”.
Fonte: JM

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us