facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quarta-feira, 19 de maio de 2010

MADEIRA É A ÚNICA REGIÃO ONDE O DESEMPREGO BAIXA


Foi ontem divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) a taxa de desemprego referente ao primeiro trimestre de 2010, a qual indica, para a Madeira, um valor de 6,3%.
“É com compreensível satisfação que verificamos que este indicador, calculado pelo INE apresenta, para a Região, um decréscimo pelo 3º trimestre consecutivo”, sublinha o secretário regional dos Recursos Humanos, Brazão de Castro, ao comentar ontem o indicador divulgado. Acrescenta “que no 2º trimestre de 2009, este valor situava-se nos 8,1%, baixando no 3º trimestre para 7,9% e no último trimestre do ano para 7,5%”.
Segundo os dados do INE, a taxa nacional foi de 10,6%, o que representa uma nova subida depois de, nos trimestres referidos, ter sido de 9,1%, 9,8% e 10,1%, respectivamente.
Nas restantes regiões, os valores apurados foram: Norte – 12,5%, Centro – 7,9%, Lisboa – 10,5%, Alentejo – 11,1%, Algarve – 13,6% e Açores – 7,7%.
“Verifica-se assim que a Madeira é a região do país com a mais baixa taxa de desemprego no 1º trimestre de 2010 e a única onde se verificou uma descida quer em relação ao trimestre anterior, quer em relação ao trimestre homólogo de 2009, tudo conforme divulgado pelo INE”, acentua Brazão de Castro.

Desemprego registado também desce

“Mas os bons indicadores não se ficam pela taxa de desemprego”, salienta o secretário regional dos Recursos Humanos, adiantando que “foram também ontem divulgados, pelo IEFP, os dados referentes ao Desemprego Registado no final do mês de Abril, que indicam que estavam inscritos no Instituto de Emprego da Madeira 15.159 desempregados, o que revela um decréscimo em relação ao mês de Março (- 1,1%). No final de Abril de 2009 o número de inscritos era de 11.844.”
A nível nacional também se verificou um decréscimo dos inscritos nos Centros de Emprego (- 0,2%).
“Em relação à Madeira, pode ainda referir-se o aumento das ofertas de emprego, como outro indicador positivo”, destaca Brazão de Castro, sublinhando que durante o mês de Abril foram recebidas 393 novas ofertas, permanecendo disponíveis, no final do mês, um total de 170. Neste mês, foram efectuadas 213 colocações pelo Instituto de Emprego da Madeira.
Do total de inscritos, 9.837 (65%) usufruíam prestações de desemprego, 1.054 (7%) eram beneficiários do RSI e 1.119 (7,4%) procuravam o primeiro emprego, sendo de 3.149 o número daqueles que, já tendo trabalhado, não auferem presentemente qualquer prestação social
“A evolução destes indicadores cria, assim, fundadas expectativas de uma melhoria gradual dos números do desemprego na Madeira”, realça o secretário regional dos Recursos Humanos.
Fonte: JM

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us