Uma sessão de informação e sensibilização para divulgação do processo de reconhecimento e validação de competências no âmbito do programa Novas Oportunidades será realizada na próxima quinta-feira (dia 28 às 18h30) na Casa do Povo da Calheta.
Tendo como público-alvo os adultos activos e desempregados do concelho da Calheta, esta acção pretende dar a conhecer este programa, explicitando quais os requisitos necessários para a frequência e participação neste processo formativo, de modo a sensibilizar a população em geral para a melhoria e qualificação das suas habilitações escolares. Poderão participar todos os maiores de 18 anos com níveis de escolaridade incompletos, desde o 1º ciclo do ensino básico até ao secundário inacabado.
Nuno Maciel, presidente da Casa do Povo local, chama a atenção que "hoje em dia é possível conjugar os desempenhos profissionais e os trajectos formativos já realizados, mesmo que há algum tempo, validando competências adquiridas por meio do exercício de uma profissão e pela experiência do saber feito e construído ao longo de percursos de vida". Assim, qualquer interessado que seja detentor de um determinado nível de escolaridade poderá atingir o nível imediatamente superior.
Nesta acção de sensibilização será apresentada a metodologia de validação de competências adquiridas ao longo da vida, procurando-se incentivar à participação neste processo, havendo desde logo a possibilidade de no final da acção os interessados procederem de imediato à sua inscrição no Centro de Novas Oportunidades. Para tal, é importante que cada adulto se faça acompanhar do seu certificado de habilitações e o seu documento de identificação pessoal, bilhete de identidade ou cartão do cidadão.
Formação no próprio concelho
O presidente da Casa do Povo acredita que deste modo, está a ser facultada, aos calhetenses "a possibilidade de frequentar e concluir este processo sem necessidade de se deslocarem ao Funchal, uma vez que o protocolo de cooperação celebrado entre a Casa do Povo da Calheta e a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira prevê que a realização das acções de formação, de acompanhamento e de prestação de provas ao júri aconteçam na sede da Casa do Povo e em horários ajustados e coordenados com a disponibilidade dos adultos e dos seus compromissos profissionais", realça.
Esta actividade tem sido uma das apostas da Casa do Povo da Calheta desde há mais de dois anos, e que permitiu já o aumento de habilitações escolares de cerca de 40 adultos deste concelho. No presente estão a frequentar o processo dez adultos ao nível do ensino secundário, registando-se ainda outros seis que estão prestes a ser presentes a júri para obtenção do 9º ano de escolaridade, o que significa que muito em breve serão mais de 50 os calhetenses que aproveitaram estas novas oportunidades e ampliaras suas habilitações escolares.
Diário de Notícias
0 comentários:
Enviar um comentário