facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PROGRAMA DE BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO NA ÁREA DA CIDADE E ARQUITECTURA


O Programa de Bolsas de Investigação na área da Cidade e da Arquitectura trata-se de um apoio a jovens na realização de um trabalho inédito de investigação, com a duração de 3  meses, e tendo como objecto de estudo o património arquitectónico dos Municípios a seguir descriminados, de acordo com os princípios elencados no ponto 2 do Regulamento: Guimarães, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Paredes, Porto, Santa Maria da Feira e Vila Nova de Famalicão.

Com este programa pretende-se a realização de trabalhos inéditos de investigação que permitam um conhecimento aprofundado sobre o modo como o património arquitectónico do século XX marcou ou “fez cidade” em Portugal. A investigação deve incidir sobre conjuntos de edifícios ou de espaços edificados que se articulem dentro de uma determinada realidade urbana e/ou paisagística, por contiguidade física ou, embora distanciados, por estabelecerem um itinerário ou circuito de visita de evidente valor cultural para a região.

Poderão concorrer a este programa os jovens arquitectos com inscrição válida na Ordem dos Arquitectos portuguesa, enquanto membros efectivos ou estagiários que, até à data limite de entrega da candidatura, não ultrapassem os 35 anos de idade.

As candidaturas poderão ser apresentadas individualmente ou em equipa, alargando a participação a elementos de áreas disciplinares complementares ao desenvolvimento da investigação. Esta equipa será coordenada pelo arquitecto e constituída por um máximo de 3  elementos, devendo, neste caso, todos os elementos respeitar o limite de idade definido e apenas o coordenador ter garantida a inscrição na Ordem dos Arquitectos.

O processo de candidatura desenvolve-se em 2 fases:

1ª Fase – Incrição: Os interessados deverão manifestar a sua intenção de candidatura através do preenchimento e envio da Ficha de Incrição (para o email: palaciodasartes@fjuventude.pt) disponibilizada no sítio da FUNDAÇÃO DA JUVENTUDE.

2ª Fase - Apresentação da Candidatura: Após a Inscrição prévia, os candidatos deverão apresentar um dossier de candidatura, entregue em suporte papel e CD-Rom (ficheiros em formato PDF).

As candidaturas deverão ser entregues até às 19h00 do dia 17 de Fevereiro de 2012, em mão ou via correio para a FUNDAÇÃO DA JUVENTUDE/Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, Largo de S. Domingos 18-22, 4050-545 Porto.
No caso de envio da Candidatura por serviços postais, o mesmo deverá ser efectuado em correio registado com aviso de recepção, até ao termo do prazo acima descrito (contanto para efeito a data do carimbo).

A Fundação da Juventude irá atribuir até 10 bolsas de Investigação, no valor de €1.500,00 (mil e quinhentos euros) por projecto, para suporte de despesas relativas à preparação e realização do trabalho de investigação, sendo garantido o acesso gratuito aos arquivos dos municípios sobre os quais o estudo irá incidir.

Aquando da atribuição da Bolsa de Investigação, a Fundação da Juventude entregará 70% do montante global concedido, sendo os restantes 30% pagos até 60 dias após o prazo limite para a apresentação do trabalho final. A entrega destes 30% está, ainda, condicionada à qualidade do estudo realizado e ao cumprimento da proposta apresentada em sede de candidatura, sujeitos a avaliação do júri. O caso de não apresentação do trabalho final no prazo estabelecido, obrigará os bolseiros ao reembolso à Fundação da Juventude dos 70% entretanto recebidos, até ao final do mês de Setembro de 2012.


Para qualquer informação complementar, contacte a Fundação da Juventude, no seguinte endereço:

Fundação da Juventude
Bairro da Ajuda, Bloco 28 Cave C
9000-117 Funchal
Telefone: 291 280 629
Fax: 291 280 638
Email: madeira@fjuventude.pt

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us