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terça-feira, 10 de abril de 2012

MAIS DE MIL BATERAM À PORTA DO CLUBE DE EMPREGO


Mais de um milhar de calhetenses à procura de emprego ou desempregados, já 'bateram à porta' do Clube de Emprego da Casa do Povo local na última década. Com a procura a superar largamente a oferta, ainda assim quase metade dos utentes conseguiram, através do apoio prestado por este serviço acreditado pelo Instituto de Emprego da Madeira, encontrar soluções para a sua situação profissional.

No início deste mês, o Clube de Emprego da Casa do Povo da Calheta, a funcionar desde 2000, registava 1.029 utentes a quem já prestara atendimento directo e de algum modo colaborara na melhoria da sua situação pessoal e profissional. Destes, 452 estão no activo, o que equivale a dizer que os restantes, mais de meio milhar de calhetenses, continuam à procura de emprego através deste serviço de apoio prestado através da Casa do Povo.

Números que no entender do responsável pela instituição "traduzem a importância da existência destas valências do Instituto de Emprego da Madeira nos concelhos rurais, enquanto entidades de acção próxima local, reduzindo assimetrias sociais e minimizando impactos pessoais fruto de situações de desemprego", sublinha. "Daí que seja fundamental continuarmos a apoiar e a desenvolver a continuidade destes projectos junto das populações", sustenta Nuno Maciel.

É precisamente com esse propósito de apoiar, não só as pessoas em situação de desemprego, mas também contribuir para a resolução de problemas de inserção ou reinserção profissional, em cooperação com os Serviços de Emprego competentes, que o Clube de Emprego assegurado pela Casa do Povo da Calheta, iniciou na pretérita semana a 3.ª edição do curso de boas práticas na procura activa de emprego. Iniciativa que privilegia os desempregados com habilitações académicas entre o 9.º e o 12.º ano, "de modo a concebermos um grupo mais homogéneo em termos expectativas e capacidade de trabalho", justificou. Curso que decorrerá até meados do corrente mês, abrangendo áreas de formação como: promoção de auto-estima, gestão de tempo, igualdade de oportunidades, técnicas de procura activa de emprego, regras básicas de apresentação, relações interpessoais e liderança; bem como comunicação e gestão de conflitos.

DN

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