facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

sexta-feira, 5 de abril de 2013

PROCURA POR ESTÁGIOS LEVA A PROLONGAMENTO DO PRAZO



Em 2012 o Instituto de Emprego 'conseguiu' 605 estágios profissionais para jovens, este ano já colocou 
O Instituto de Emprego da Madeira (IEM) decidiu prolongar o prazo de candidaturas de entidades ao programa 'Experiência Jovem', que tem por objectivo promover estágios profissionais para desempregados com menos de 30 anos e habilitações ao nível do 12.º ano.
Na base da decisão de alargar o prazo, que terminava no dia 30 de Março, esteve o número elevado de jovens candidatos (577) face às vagas disponibilizadas (119).
"A nossa vontade é conseguir colocar todos os jovens", disse fonte do IEM, explicando que o prazo para as candidaturas de empresas e instituições termina agora no 
dia 10 de Abril.

Dos 577 candidatos, cerca de 100 foram excluídos por não corresponderem às exigências do programa: estar inscrito no IEM há pelo menos três meses, ter menos de 30 anos, não ter mais do que o 12.º ano de escolaridade; não estar a receber prestações sociais; não ter participado em programas de emprego há menos de um ano e não ter tido actividade profissional por período superior a 12 meses.
Os benefícios para as empresas ou entidades que adiram a este programa são muitos, e os encargos reduzidos. O IEM assegura o pagamento do salário e contribuições para a Segurança Social, cabendo apenas às empresas os encargos com os subsídios de refeição e o de transporte, caso se justifique.
No final do estágio, se houver a criação líquida de emprego através da contratação dos estagiários, as empresas podem ser recompensadas com verbas que podem chegar aos 3.360 euros.
No total, entre os vários programas, o IEM tem 'orçamento' este ano para aprovar dois mil estágios profissionais para jovens. "Durante o ano de 2012 foram abrangidos pelos estágios 605 jovens, sendo 251 colocados em serviços públicos, 180 em entidades privadas sem fins lucrativos e 174 em empresas", contabilizou o IEM, que este ano já colocou 138 novos estagiários.
A contrariar estes números, está o interesse dos jovens madeirenses em sair do país. O Programa de Estágios na Europa só recebeu 24 candidaturas nos últimos cinco anos. Este ano, apenas dois mostraram interesse em emigrar.
O IEM fala em "grande incremento" de medidas destinadas a combater o desemprego jovem. Exemplo, foi a reafectação de 10 milhões de euros de fundos comunitários, para a área do emprego. O pedido feito no ano passado pelo Governo Regional à União Europeia foi aceite, e a verba disponibilizada este ano.

FONTE: DIÁRIO DE NOTÍCIAS

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us