Criada em 1993, a EURES é uma rede de cooperação entre a Comissão Europeia e os serviços públicos de emprego dos Estados-Membros do Espaço Económico Europeu (EEE) - os países da UE, e a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein - e ainda outras organizações parceiras. A Suíça integra igualmente a cooperação EURES.
O objetivo da Rede EURES consiste em prestar informação, aconselhamento e serviços de recrutamento/ colocação, em benefício de trabalhadores e empregadores do EEE, tendo como público-alvo qualquer cidadão europeu que pretenda beneficiar do princípio da livre circulação.
Neste sentido, a Rede EURES tem como função proporcionar aos trabalhadores com vocação para a mobilidade, um aconselhamento integrado sobre as várias questões associadas a um projeto de migração, devendo estar em condições de prestar informação de 1ª linha, de aconselhamento e informação, sobre os diversos instrumentos de apoio disponíveis. Numa 2ª linha, o conselheiro EURES irá proceder à negociação da oferta de emprego à qual o trabalhador se candidata, tendo em consideração o seu perfil, e manter um acompanhamento personalizado após inserção no mercado de trabalho, no período inicial de adaptação.
0 comentários:
Enviar um comentário