À primeira vista são Centros de Novas Oportunidades, mas o Ministério da Educação e a Secretaria Regional da Educação dizem que não. Os Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) são muito mais.
Mais do que formar e certificar, os CQEP têm por objectivo primário orientar profissionalmente os candidatos, tanto para o ensino como para a formação profissional.
Outras das diferenças, relativamente aos Centros Novas Oportunidades, é que os CQEP estão abertos aos jovens, a partir dos 15 anos. Entre esta idade e os 18, o CQEP devem encaminhar os candidatos, preferencialmente para o ensino, objectivo que pode ser alargado aos 25.
Na Madeira, existem três entidades que vão funcionar como CQEP: Direcção Regional de Qualificação Profissional; CELFF/Escola de Hotelaria; e Cristóvão Colombo.
Na apresentação dos CQEP, que decorreu hoje na Direcção de Qualificação Profissional, em São Martinho, participaram o secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, o secretário regional da Educação e Recursos Humanos, Jaime Manuel Freitas, e a directora regional de Qualificação Profissional, Sara Relvas. Na assistência estiveram também representantes dos CQEP.
Tanto a nível nacional como regional, a empregabilidade dos formandos de formação profissional, nas suas diferentes formas, ronda os 50 a 55%. Um percentagem que tem, obrigatoriamente, de melhorar, até para corresponder aos 300 milhões de euros gastos anualmente no País, determina o secretário de Estado.
DIÁRIO DE NOTÍCIAS
0 comentários:
Enviar um comentário