Foi lançado, hoje, na Madeira o programa Garantia Jovem. Uma iniciativa, que resulta de um programa da Comissão Europeia e que, na Região, vai ser gerida pelo Instituto de Emprego da Madeira (OEM).
O programa destina-se a jovens, dos 14 aos 25 anos, que estejam desempregados e procurem um emprego, um estágio, formação ou regressar ao sistema de ensino.
Sidónio Fernandes, do IEM, disse que o universo potencial é de mais de três mil jovens. Mas, porque a adesão depende da inscrição no portal da Internet (http://garantiajovem.iem.gov-madeira.pt/), o número vai depender do interesse manifestado.
O objectivo genérico, definido pela Comissão Europeia, é dar uma resposta aos jovens em quatro meses.
Além de “ambicioso” esse objectivo não é integralmente realizável nos próximos anos, reconheceu Patrícia Borges, coordenadora nacional do Programa. É algo para ser paulatinamente alcançado até 2020.
Na mesma ocasião, a da apresentação do programa no auditório do IEM, Jorge Gaspar, do IEFP, referiu-se à necessidade de reforçar a qualificação dos portugueses, de forma a haver um ajustamento entre esta e as necessidades manifestadas pelas empresas.
Na mesma ocasião, foram assinados dois protocolos de cooperação. Um entre o IEM e a Direcção de Formação e Qualificação Profissional, e outro com o IEFP.
São parceiros do Garantia Jovem, na Região, a Direcção Regional de Qualificação Profissional, o Centro de Segurança Social, a Direcção Regional de Educação e a Direcção Regional de Juventude e Desporto.
Para os demais jovens continuam activos todos os outros apoios.
Diário de Notícias
É com muita pena que verifico que este programa apenas se destina a jovens até aos 24 anos. Não se entende porque não abrange até aos 29 anos como acontece com o mesmo programa no continente.
ResponderEliminarInfelizmente existem muitos jovens que procuram uma oportunidade mas têm mais de 24 anos.