facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

CURRÍCULO. COM OU SEM FOTOGRAFIA?


Quando tiver de decidir se vai ou não incluir uma fotografia no seu CV, vai ouvir numerosos argumentos tanto contra como a favor. No final, é provável que a decisão acabe por ser uma opção pessoal. Para o ajudar, vamos analisar aqui os prós e os contras.

Primeiro, os contras.

Muitos especialistas em recrutamento consideram a inclusão de uma fotografia pouco profissional. O argumento é o de que é a sua experiência que importa, não a sua aparência.


Outros ponderam aspetos jurídicos da questão. Em muitos países, incluindo os EUA e o Reino Unido, é ilegal os empregadores terem em conta fatores como a idade, a raça, o sexo, a religião, a nacionalidade, a orientação sexual ou a deficiência ao decidir quem entrevistar e contratar. Nessa perspetiva, muitos empregadores preferem não ter conhecimento desses dados. Ao incluir a sua fotografia, o empregador não pode permanecer na ignorância desses fatores. Com efeito, alguns departamentos de RH referiram que rejeitam todos os CV que incluam uma fotografia, a fim de evitar potenciais reclamações por discriminação.

Dito isto, vejamos os prós.

Em primeiro lugar e antes de mais, vivemos numa época altamente visual, pelo que a inclusão de uma fotografia no seu CV está em consonância com essa realidade. Por exemplo, pode ter um perfil no LinkedIn. O LinkedIn recomenda que inclua uma fotografia (na verdade, a não inclusão de uma fotografia no seu perfil do LinkedIn é considerada «pouco profissional»). Neste sentido, a inclusão da mesma fotografia no seu perfil em linha e no seu CV cria uma identidade comum.

Segundo outro dos argumentos a favor dessa prática, a maioria das contratações não provém diretamente de uma pessoa dos RH. Pelo contrário, o candidato começa por enviar o seu currículo a alguém na direção que conhece pessoalmente, ou através da sua rede. Ao receber o seu CV, essa pessoa pode não reconhecer o seu nome. A inclusão de uma fotografia permitir-lhe-á fazer a ligação e recomendar ao departamento de RH a marcação de uma entrevista.

«A realidade é muito dura. Se pensa que a inclusão de uma fotografia colocará o seu currículo em evidência, então adicione uma fotografia», recomenda Cindy Sijmonsma, Conselheira EURES nos Países Baixos. E acrescenta: «Se decidir incluir uma fotografia, certifique-se de que se trata de uma fotografia profissional e não de uma fotografia de férias.»

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us