UM TRATAMENTO MUITO FISH
Em janeiro de 2012, e face às poucas vendas de automóveis que vinham alcançando, Abel Gonçalves percebeu que iria ficar desempregado brevemente. “Foi então que comecei a magicar soluções para assegurar as obrigações que tinha assumido. Cheguei à conclusão que os negócios que sobreviviam eram das áreas da saúde e do turismo e tentei enquadrar isso no que eu gosto”. E isso tinha de ser a “bicharada” pois desde a mais tenra idade que Abel tinha a paixão por todos os animais, tendo chegado a ter vários cães e aves e mais de 180 peixes.
Assim, foi pesquisar na internet sobre negócios associados a peixes. Foi desta forma que descobriu os peixes Garra Rufa, mais conhecidos como “peixes-médicos” ou “Dr. Fish”, e o seu uso na Ictioterapia.
A Ictioterapia é um tratamento natural de limpeza de pele recomendado tanto para fins estéticos de embelezamento de pele, remoção de verrugas e calos, como para casos de psoríase, fungos, pé diabético, acne, eczema, entre outros males. A maravilha destes peixes reside não só na sua capacidade de eliminar peles mortas, mas também numa substância que processam, a antracina, que ajuda no rejuvenescimento da pele deixando-a sedosa.
Abel Gonçalves
Empresário da Adorable Journey
|
Com mais pesquisas percebeu que havia mais de 6.000 residentes na Madeira com psoríase, a que se somam todas as pessoas com problemas de pele, e concluiu que teria potencial para estabelecer um negócio, pois ofereceria uma solução mais eficaz, agradável e muito mais económica do que os cremes habitualmente receitados.
Ao gosto pelos animais, acrescenta agora um novo fator de motivação: poder ajudar os outros.
Após um ano, este empresário sente que ganhou segurança no cuidado dos peixes e fala com orgulho e vaidade da sua boa forma. Embora não possa ainda respirar de alívio face ao investimento que realizou, tem consciência que o negócio está a crescer aos poucos e tem ambições elevadas para o seu projeto e tem planos para garantir a manutenção de outros locais que queiram fornecer este serviço, procurando evitar a todo o custo que se percam os preciosos peixes.
Os principais desafios continuam a ser a divulgação, pois basta uma sessão para as pessoas ficarem conquistadas. O boca-a-boca tem vindo a ser o principal fator de crescimento, apesar dos esforços de divulgação do empresário, nomeadamente junto aos gabinetes de dermatologia. Quanto ao sucesso do seu projeto, Abel Gonçalves não tem a menor dúvida: “O amor pelos peixes e sobretudo a sua eficácia dos peixes”.
Sem conhecimentos anteriores nem experiência profissional na área ou como empreendedor, como fez para avançar com este projeto?
Nas minhas pesquisas contactei entidades que forneciam estes serviços, com vista a obter apoio para me lançar. Um destes contactos, com um empresário com vários estabelecimentos na zona norte de Portugal, foi fundamental. Pude contar com o seu apoio em todas as fases e ainda hoje em dia sentimos que somos parceiros nesta aventura. Fiz também uma formação no Porto para aprender a cuidar dos peixes.
Mas para avançar foi fundamental obter de uma só vez o montante global das prestações de desemprego a que tinha direito, através do apoio do IEM. Para além deste montante foi aprovado um subsídio ao investimento que me permitirá expandir a atividade brevemente. Mesmo sendo insuficiente para os custos iniciais, este apoio abriu-me as portas ao financiamento bancário, que de outra forma não teria obtido.
Que conselho deixa aos desempregados que tenham uma ideia de negócio?
Que apostem com gosto. É essencialmente isso. E que não tenham medo da burocracia, pois as coisas têm um processo e regras, mas se formos de boa-fé e cumprirmos o que nos pedem, tudo correrá bem. Infelizmente, eu sofri uns entraves que atrasaram o meu arranque, mas não podemos generalizar nem considerar que tudo irá correr mal.
A Adorable Journey é uma empresa que faz Ictioterapia com peixes Garra Rufa, e outros serviços na área da estética. Está situada na Rua da Praia, nº 23- Funchal (atrás da GNR), Avenida do Mar.
- Saiba mais sobre o Programa de Criação do Próprio Emprego
0 comentários:
Enviar um comentário