Somos doces no que fazemos

Apesar de abalada, não deixou cair os braços e no dia seguinte foi ao Instituto de Emprego. Nunca tinha sonhado em ter a sua própria pastelaria, mas vendo-se numa situação em que tinha de tomar decisões, nesse mesmo momento pediu informações sobre os apoios que o IEM concede aos desempregados com espírito empreendedor.
A decisão foi rápida pois sabia que possuía a experiência profissional necessária e contava com o incentivo do namorado, César Cunha, que já tinha experiência como proprietário de uma pastelaria no Continente e como gestor de várias na Madeira.

Começaram em abril de 2014 com 1 pasteleira, 1 padeiro e 2 funcionárias, para além da Mónica e do César. Os dois trabalhavam desde as 6h30 da manhã e só acabavam com as limpezas após as 2h00 da madrugada. “Não foi um sacrifício, foi mesmo correr por gosto. Mas foram tempos de muito cansaço físico e psicológico”, diz hoje a Mónica.
“A falta de experiência das funcionárias foi um desafio, pois fazíamos questão de um atendimento de cuidado e atencioso. Aos poucos fomos tendo mais aceitação e mais clientes, até que tivemos de expandir a loja, porque a zona de fabrico tornou-se pequena e as próprias montras eram poucas. Já tínhamos bolos em exposição por todo o lado. Agora temos 4 funcionárias de balcão, 2 pasteleiros e 2 padeiros e tivemos de pôr uma empregada para a limpeza”.

Que mensagem deixa aos desempregados que têm uma ideia de negócio?
“Que não tenham medo mas, ao mesmo tempo, que tenham cuidado e pensem realmente se há mercado. Não abram só mais um café. Tenham atenção nos pormenores, que fazem toda a diferença, e apostem na qualidade e diferenciação do produto e no atendimento.
Nós por exemplo, receávamos por não termos estacionamento, mas fizemos a aposta naquele local pois já tínhamos percebido que as pessoas estão dispostas a percorrer grandes distâncias de carro ou até a andar um pouco a pé para voltarem a um local de que gostaram e que consideram diferente”.
Pode provar os doces e salgados de A Confeitaria na Avenida do Infante, Edifício Quinta Vitória, Loja AH, Funchal (em frente ao Casino da Madeira).
- Siga a página do facebook de A Confeitaria
- Saiba mais sobre o Programa de Estímulo ao Empreendedorismo de Desempregados
0 comentários:
Enviar um comentário