facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

HISTÓRIAS DE SUCESSO: A CONFEITARIA

Somos doces no que fazemos

Ficar desempregada foi uma surpresa para Mónica Encarnação, que era gerente de uma das lojas de uma conceituada pastelaria no Funchal.

Apesar de abalada, não deixou cair os braços e no dia seguinte foi ao Instituto de Emprego. Nunca tinha sonhado em ter a sua própria pastelaria, mas vendo-se numa situação em que tinha de tomar decisões, nesse mesmo momento pediu informações sobre os apoios que o IEM concede aos desempregados com espírito empreendedor.

A decisão foi rápida pois sabia que possuía a experiência profissional necessária e contava com o incentivo do namorado, César Cunha, que já tinha experiência como proprietário de uma pastelaria no Continente e como gestor de várias na Madeira.

Mónica partiu com a premissa de que se conseguisse apresentar qualidade e diferenciação nos seus produtos, a sua pastelaria acabaria por ultrapassar as dificuldades. E assim foi.

Começaram em abril de 2014 com 1 pasteleira, 1 padeiro e 2 funcionárias, para além da Mónica e do César. Os dois trabalhavam desde as 6h30 da manhã e só acabavam com as limpezas após as 2h00 da madrugada. “Não foi um sacrifício, foi mesmo correr por gosto. Mas foram tempos de muito cansaço físico e psicológico”, diz hoje a Mónica.

“A falta de experiência das funcionárias foi um desafio, pois fazíamos questão de um atendimento de cuidado e atencioso. Aos poucos fomos tendo mais aceitação e mais clientes, até que tivemos de expandir a loja, porque a zona de fabrico tornou-se pequena e as próprias montras eram poucas. Já tínhamos bolos em exposição por todo o lado. Agora temos 4 funcionárias de balcão, 2 pasteleiros e 2 padeiros e tivemos de pôr uma empregada para a limpeza”.

Quando abriu, há menos de 1 ano, as expectativas da Mónica e do César não eram altas, apesar de saberem bem o queriam fazer. Hoje planeiam abrir a próxima pastelaria. “Estamos a aguardar o momento certo e a estudar possíveis localizações. Ter a minha pastelaria não era o meu sonho, mas agora sinto verdadeiramente que há males que vêm por bem.”

Que mensagem deixa aos desempregados que têm uma ideia de negócio?

“Que não tenham medo mas, ao mesmo tempo, que tenham cuidado e pensem realmente se há mercado. Não abram só mais um café. Tenham atenção nos pormenores, que fazem toda a diferença, e apostem na qualidade e diferenciação do produto e no atendimento.

Nós por exemplo, receávamos por não termos estacionamento, mas fizemos a aposta naquele local pois já tínhamos percebido que as pessoas estão dispostas a percorrer grandes distâncias de carro ou até a andar um pouco a pé para voltarem a um local de que gostaram e que consideram diferente”.

Pode provar os doces e salgados de A Confeitaria na Avenida do Infante, Edifício Quinta Vitória, Loja AH, Funchal (em frente ao Casino da Madeira).


0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us