facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quarta-feira, 18 de março de 2015

COMO TREINAR PARA A ENTREVISTA DE EMPREGO


Treinar para a entrevista de emprego é uma das melhores formas de garantir o sucesso na procura de emprego. Como pode fazê-lo? Agarre numa câmara de filmar, peça a dois amigos/colegas para o ajudar e simule uma entrevista.

Regras a seguir quando treinar para a entrevista de emprego:

  • Não é recomendável que os dois “cúmplices” sejam amigos próximos ou familiares. O ideal é que sejam profissionais da sua área de especialização ou estejam a par das tendências da sua indústria, por exemplo ex-colegas de trabalho ou de curso. Se um dos seus amigos também estiver à procura de emprego, podem reverter os papéis e ajudar-se mutuamente.
  • O objectivo deste treino é simular uma entrevista de emprego e gravar a sua performance. Assim, um dos seus “cúmplices” será o entrevistador e o outro será o operador de câmara.
  • O operador de câmara deverá ser quase invisível e focar-se em planos das suas expressões faciais.
  • Ao início sentir-se-à desconfortável e poderá até ter vontade de rir derivado à situação. Aloque 5 minutos para o fazer. Depois disso, deve estar sério no treino para a entrevista de emprego. Lembre-se que pode vir a ditar a diferença entre conseguir, ou não, um emprego.
  • Durante a “entrevista” esteja atento à sua linguagem corporal. Tente controlar gestos de nervosismo, tom de voz e postura.
  • O operador de câmara deve focar a sua cara, mãos ou pernas de forma a captar todos os movimentos involuntários ou reacções que tem perante situações de nervosismo.
  • Forneça ao entrevistador uma lista das perguntas mais comuns em entrevista de emprego e peça-lhe para a analisar. O mesmo não deve decorar as perguntas, mas sim perceber quais os tópicos fulcrais. É, também, importante que o entrevistador tenha acesso à pesquisa que efectuou sobre a empresa, para que possa adequar o seu discurso à realidade.
  • Peça ao entrevistador que coloque questões sobre os pontos fracos do seu currículo. O ideal é que o apanhe desprevenido quando se sentir confiante – desta forma simula a sua reacção na entrevista de emprego real.
  • As suas respostas devem ser claras e concisas.
  • Durante a entrevista coloque perguntas pertinentes – mesmo que o seu amigo não saiba responder às mesmas. Quando analisar o seu desempenho poderá verificar se as mesmas foram relevantes.

Forma de analisar o seu desempenho:

  • Veja a gravação pelo menos três vezes. Esteja atento às respostas que deu, à sua postura, aos momentos em que pareceu mais desconfortável e ao tipo de tópicos a que respondeu de forma entusiasmada.
  • Peça aos seus amigos para indicarem quais os seus pontos fortes e fracos.
  • Preencha o formulário pós-entrevista de emprego para facilitar a análise.
Repita este processo até se sentir à-vontade em ambiente de entrevista de emprego . Melhore o seu desempenho de treino para treino e verá que os resultados na entrevista de emprego real são muito positivos.
Fonte: “Emprego garantido: Segredos Infalíveis para conseguir o trabalho que deseja” – Harvey Mackay, através do Alerta Emprego

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us