facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

terça-feira, 11 de agosto de 2015

HISTÓRIAS DE SUCESSO: A SOUL DRESS


Faça do seu dia um instrumento para o sucesso

Viviane Ferreira trabalha no meio do comércio de pronto-a-vestir desde muito jovem, tendo assumido cargos de gestão e supervisão de loja.

Quando em 2013 ficou desempregada devido a um processo de redução de custos, já tinha adquirido uma larga experiência em diversos segmentos, marcas e áreas operacionais.

Com o apoio do IEM, a Viviane abriu a Soul Dress, no Funchal.

Como decidiu avançar com este projeto?

Com 30 anos e um filho pequeno, deparei-me com imensas dificuldades em voltar ao ativo, visto que o País atravessava uma enorme crise económica e eu já não correspondia aos critérios de juventude e de disponibilidade exigidos pelas empresas às quais estava a candidatar-me. Depressa percebi que teria muitas dificuldades para voltar a exercer as minhas funções nessa área.

Sempre tive o desejo de ter o meu negócio, mas achava muito complicado. No entanto, na situação em que estava, vi que teria de ser esse o meu caminho.

Eu sou uma pessoa ativa e empenhada e sei que possuo um conjunto de preceitos que considero essenciais para ser um bom empreendedor.

Conclui que poderia estar preparada para me aventurar numa empresa em nome próprio e assumir as funções de gestão da mesma.

Eu sabia que poderia beneficiar de um apoio do IEM para criação do meu próprio emprego, pois conhecia uma pessoa que tinha obtido um outro apoio do IEM para a sua atividade, e decidi candidatar-me.

Quais foram as suas maiores dificuldades?

Apesar da candidatura no IEM ter avançado muito bem, e de terem sido sempre muito prestativos nas dúvidas que foram surgindo, houve sempre muitas dificuldades.

Tudo foi muito trabalhoso desde a conceber a ideia, po-la em prática, até à conclusão final do projeto. Houve muitos contratempos e imprevistos que adiaram por várias vezes a abertura da loja. Foi muito complicado conseguir o espaço ideal, concluir os processos contratuais e tratar de todas as burocracias.

São várias as fases pela quais temos que passar. Fazemos muitas previsões mas as coisas nem sempre são concluídas a tempo e hora como prevíamos .

Por outro lado, a dificuldade na contratação de pessoal é enorme.

É muito complicado conseguir uma pessoa com as características que pretendemos pois as funções são muitas e a expectativas também, principalmente por se tratar de uma empresa pequena e jovem que depende totalmente do entusiasmo dos seus funcionários para otimizar o seu crescimento e rentabilidade.

Qual é o segredo do seu sucesso?

Considero que o segredo do sucesso é foco e disciplina.

Tudo depende de decisões, confiança e persistência.

A minha prioridade nesse projeto foi sempre criar algo que atendesse as necessidades do mercado tradiciona.

Posso dizer que, o resultado tem correspondido as expectativas, as pessoas têm aderido graças a um trabalho árduo e contínuo. Dia após dia é visível o crescimento da Soul Dress.

A estratégia definida baseia-se na representação de marcas nacionais e internacionais e sobretudo na comercialização de modelos onde a originalidade marca a diferença.

Quais são as suas perspectivas de futuro?

Espero poder vir a apostar em mais diversidade de produto para melhor atender às necessidades apresentadas até ao momento.

Neste momento tenho muitos projetos, mas nada ainda concluído. Só posso dizer que o futuro será para avançar e continuar.

Que conselho deixa aos desempregados que têm uma ideia de negócio?

Acredite em si próprio, não mude o seu percurso ou deixe de lado o seu entusiasmo só porque as condições não são as ideais ou as mais favoráveis.

"Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história..." - Viviane Ferreira



1 comentários:

  1. Parabéns pela coragem e determinação. São destes exemplos, que muitas pessoas precisam para dar o primeiro passo. Ao trabalhar em várias vertentes, desde o empreendedorismo, Associações, Formação e Coaching, apercebo-me que as pessoas, como diz a Viviane e muito bem, só precisam de acreditar mais nelas e no seu potencial.

    ResponderEliminar

Follow us
Follow us
Follow us