Marisa e Jenny trabalhavam juntas numa agência de viagens quando foram lançadas para o desemprego devido a incumprimentos da empresa.
Com uma década de experiência nesta área e cerca de 4 anos a trabalharem lado-a-lado, estas promotoras decidiram aproveitar o momento e criar a sua própria agência de viagens, a TRAVEL4U.
Aberta desde janeiro de 2014, a TRAVEL4U oferece um serviço à medida do cliente, com qualidade e excelência, sempre aliado à simpatia, rigor, transparência e conhecimento.
Como surgiu a ideia do vosso projeto?
A ideia da abertura da TRAVEL4U surgiu após um período de reflexão e ponderação, tendo em conta a situação de desemprego em que nos encontrávamos. Inicialmente começou com uma brincadeira entre colegas, aliada à necessidade que sentíamos de abraçar um novo projeto e ter algo nosso. Uma vez que a nossa aérea de conhecimento era as viagens e o turismo fomos em busca de novos desafios.
Não tiveram receio de apostar numa área que estava a mostrar algumas dificuldades?
Pensamos que muitas dificuldades das agências maiores têm a ver com uma gestão mais pesada, inflexível. Nós sabíamos que sendo uma agência mais pequena poderíamos dedicar mais tempo ao cliente e fornecer um serviço mais personalizado, teríamos melhor gestão de custos e poderíamos adaptar-nos melhor à sazonalidade.
Sabemos que avançar com uma empresa nesta altura de crise é sempre um grande risco, mas optámos por apostar numa área em que tínhamos todo o conhecimento necessário e uma década de experiência.
Foi importante terem avançado em sociedade?
Sim, foi decisivo e uma excelente opção para nós. Nenhuma de nós poderia estar sozinha numa agência, teríamos sempre de contratar alguém para fazer face às necessidades da empresa, nomeadamente férias, participações em workshops e formações.
Por estarmos juntas, partilhamos as nossas angústias e receios e melhoramos as nossas decisões. Fazemos sacrifícios pessoais de forma natural, porque é nosso projeto. Não temos horário fixo e atendemos clientes telefonicamente nas nossas casas, ao fim de semana, aos feriados, quando for preciso.
Como descrevem a vossa relação com o IEM?
Se não fosse o IEM não sabemos se teríamos avançado. Não tínhamos um plano B. Hoje estamos mais aliviadas graças ao apoio que recebemos.
Naturalmente que os projetos para serem elegíveis necessitam de respeitar alguns requisitos relacionados com valores, investimentos e credibilidade da iniciativa. Contudo, com o excelente e contínuo acompanhamento dos técnicos do IEM que sempre nos ajudaram, aconselharam e dissiparam as muitas dúvidas que iam surgindo, nasceu a TRAVEL4U - Agência de Viagens, Lda.
Como está a correr o vosso projeto e que perspectivas têm para o futuro?
Passado 1 ano, podemos já dizer que conseguimos cobrir os nossos custos. Temos muito cuidado com a gestão de custos e com a sazonalidade, não fazemos gastos desnecessários nesta fase.
Consideramos que está a correr bem e esperamos continuar a melhorar devido à divulgação “boca-a-boca”. Já tivemos clientes que voltaram a contratar-nos e vários outros que vieram por indicação, apesar de ainda estamos a começar.
Estarmos sempre disponíveis para os clientes é uma grande mais-valia face aos nossos concorrentes. Cada vez mais nos apercebemos que a melhor publicidade é um cliente satisfeito.
Estamos aptas para ir de encontro às necessidades dos nossos clientes, desde as viagens de negócios, lazer, congressos, cruzeiros, aluguer de viaturas, até excursões, peregrinações e escapadinhas na Ilha.
Mantemos acordos comerciais com parceiros locais erecetivos internacionais, o que nos permite oferecer um vasto leque de opções a preços competitivos.
Que conselho deixam aos desempregados que têm uma ideia de negócio?
O conselho que deixamos a quem tem uma ideia de negócio é: “Sejam persistentes e persigam os vossos sonhos, nunca desistindo à primeira contrariedade. “
Vale a pena acreditar na persistência e na mudança e nós somos a prova disso!
- Visite o portal da TRAVEL4U e siga-nos no facebook
- Saiba mais sobre o PEED - Programa de Estímulo ao Empreendedorismo de Desempregados
Se tem uma ideia de negócio e quer saber mais sobre os apoios do IEM, inscreva-se para uma das sessões de informação abertas ao público, todas as sextas-feiras, às 14h00 no auditório do IEM.
Pretende-se fornecer uma informação simples e acessível sobre todo o processo desde a candidatura à sua conclusão, recorrendo a exemplos e casos práticos, e promover a partilha de dúvidas entre o público.
Inscrições na Rua da Boa Viagem, 36, 1º piso, ou pelo Tel.: 291 213 260/1 ou Email: dppe@iem.gov-madeira.pt
|
0 comentários:
Enviar um comentário