É uma realidade cada vez mais comum que os jovens estão a integrar o mercado de trabalho em força. Deste modo, como é que alguém com mais de 40 anos começa a procurar um novo desafio sem se sentir pessimista e oprimido?
Se é o seu caso, veja as dicas que reunimos para si, com a ajuda do CareerHMO.
Respire fundo
Trabalhou na mesma empresa durante toda a sua carreira e de repente eles deixaram de precisar dos seus serviços? Ou ficou em casa durante algum tempo e circunstâncias familiares obrigaram-no a procurar trabalho? São coisas que acontecem.
Tire um momento para se recompor e concentre-se!
Imagine como será o seu próximo desafio
O que é que gosta de fazer? O que seria para si um trabalho recompensador nesta fase? Que habilidades tem que lhe podem ser úteis? Como imagina o seu percurso de agora em diante? O que mudou?
Coloque estas questões a si próprio e reflicta sobre elas. Analise como está o mercado actual e considere fazer algumas formações para melhorar as suas competências.
Relacione-se
Pode relacionar-se com qualquer pessoa em qualquer lugar – no jogo de futebol do seu filho, na vizinhança, no cabeleireiro. Converse com outras pessoas e informe-as que está à procura de uma nova oportunidade, sem medo de se expor.
Pesquise contactos de empresas que correspondam àquilo que pretende. Seja curioso e faça perguntas. Quem sabe onde estará um novo desafio à sua espera.
Adapte-se à actualidade
Os tempos mudaram. Existem muitas empresas recentes que podem precisar de alguém com a sua experiência. Será capaz de trabalhar com colegas mais novos sem ter uma má atitude? O seu currículo e a sua carta de apresentação estão claros, objectivos e com a informação necessária? Considere estes aspectos e adapte a sua candidatura aos tempos modernos.
Encontre um grupo que o apoie
A procura de emprego não é algo para se fazer sozinho. Quanto mais apoio tiver, melhor: mais oportunidades terá para encontrar aquilo que procura. Junte-se a outras pessoas que procurem emprego depois dos 40 e façam-no juntos.
Procure um grupo que seja optimista e que o encoraje nesta altura. Pessoas negativas não o irão ajudar nem dar a motivação que necessita. Um bom suporte pode ajudá-lo a seguir em frente.
Alerta Emprego
0 comentários:
Enviar um comentário