Seja qual for a sua área profissional existem competências necessárias que se tornam repetitivas nos anúncios de emprego atuais. Aproveite o tempo livre para fazer formações e adquirir conhecimentos que não teve oportunidade de obter até agora.
De seguida indicamos-lhe 5 competências básicas que qualquer candidato deve ter:
1. Conhecimentos de informática na ótica do utilizador:
Seja uma vaga para administrativo ou para servir às mesas num restaurante, hoje em dia a tecnologia está em todos os sectores da nossa vida. Ter conhecimentos básicos sobre como funciona um computador será sempre uma mais-valia para si. Saber fazer uma pesquisa na Internet e enviar correio electrónico pode ainda facilitar a sua procura de emprego.
2. Ter conhecimentos básicos de outras línguas:
Um dos sectores com maior crescimento em Portugal tem sido o Turismo. Mesmo que não trabalhe diretamente numa agência de viagens, ter conhecimentos sobre outra língua pode ser a competência que o distingue no meio de tantos candidatos.
3. Gestão de stress e gestão de reclamações:
Qualquer que seja a sua área profissional está sujeito a lidar com colegas ou clientes insatisfeitos. Manter a calma e resolver a situação da melhor maneira possível pode ser o fator decisivo para o sucesso de uma empresa e, consequentemente para o seu sucesso.
4. Gestão e liderança de equipas:
Cada vez mais existe uma procura por pessoas capazes de liderar uma equipa e motivar outros funcionários a alcançar o sucesso. Contudo, nem todos nós somos líderes inatos. Para tal, deve considerar adquirir algumas competências em técnicas de liderança que podem ser aplicadas em diferentes situações e podem ajudá-lo a ser um líder melhor.
5. Carta de Condução:
Não menos comum é surgirem anúncios em que é requisito obrigatório os candidatos terem carta de condução. Atualmente, as empresas estão cada vez mais “móveis” e são necessárias muitas deslocações (para visitar clientes, distribuidores, parceiros, comprar material, efetuar pagamentos). O facto de não possuir estas competências pode ser o fator que o elimina numa candidatura de emprego.
Alerta Emprego
0 comentários:
Enviar um comentário