facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

4 FORMAS PARA IR A ENTREVISTAS TENDO POUCA EXPERIÊNCIA



Vivemos num período em que muita gente se debate com um problema: não consegue arranjar um trabalho sem ter experiência, mas não consegue adquirir a experiência para obter o trabalho.
Contudo, claro que existem excepções que, mesmo sem experiência, são chamados a entrevistas.
Acima de tudo, deve entender que quando se candidata a um emprego vai ser avaliado de uma das seguintes formas: de acordo com o seu potencial de contribuir para a evolução da empresa ou de acordo com as suas competências em áreas relacionadas com o pretendido.
Em alguns casos, mais importante do que a experiência profissional é fazer um Marketing pessoal eficaz! Segundo o Careerealism, deve pensar em si como um serviço que precisa de ser “vendido”: como se vai apresentar e qual será a sua frase de destaque? Veja 4 formas de ser chamado para uma entrevista, mesmo sem ter experiência profissional.

1. Escreva o currículo vencedor
Antes de conseguir cativar o entrevistador com as suas técnicas na entrevista, tem que conseguir chamar a atenção através do seu currículo.
A parte mais difícil da procura de emprego é ser um candidato cativante no papel, sem ser demasiado exagerado. O primeiro passo para conseguir uma entrevista sem qualquer experiência na área, é ter o seu currículo bem estruturado.
  • Introdução
Mesmo que tenha muita experiência em outro sector referir tudo detalhado não vai aumentar a sua probabilidade de ser contratado.
Explique como a sua experiência anterior pode contribuir para os seus objectivos na área que pretende.
  • Experiência profissional
Algumas vezes, os requisitos para um emprego são apenas prospeções do que é pretendido pelo empregador.
Até se pode sentir pouco qualificado quando lê o anúncio de emprego, mas tenha em consideração que o perfil pedido está estruturado de modo a encontrar o candidato perfeito. É pouco provável que uma empresa encontre um candidato com todos os requisitos e competências que especificaram e é muito provável que escolham quem mais se aproximar da descrição.
O seu currículo deve estar estruturado de modo a que a sua experiência relevante sobressaia, uma vez que a maioria dos recrutados não irá ler todos os detalhes.
  • Educação
Mesmo que as suas habilitações não sejam relevantes para o sector a que se está a candidatar, é sempre importante fazer referência. Demonstra que está focado em alcançar os seus objectivos e pode ser o que o distingue dos restantes candidatos. Se, por exemplo, tiver andado na mesma escola que o responsável dos Recursos Humanos, pode criar proximidade e passar a um potencial candidato.
  • Objectivos e visão
Neste parágrafo é onde deve convencer a empresa de que chamá-lo a entrevista pode compensar.
Revele o seu potencial valor demonstrando que tem uma atitude correcta, curiosidade sobre a industria, boa capacidade de comunicação, entusiasmo e uma ética de trabalho positiva.

2. Ofereça-se para realizar um estágio
Provavelmente, não existe melhor forma de demonstrar entusiasmo e compromisso com um trabalho onde não tem experiência do que se oferecer para realizar um curto estágio.

Pode parecer aborrecido, especialmente se já trabalhou anteriormente e pode sentir que está a começar do zero. Contudo, as hipóteses de ser chamado aumentam consideravelmente.
Desta forma, mostra que está disposto a sacrificar o seu tempo e energia para ganhar experiência comprovada numa determinada área.

3. Faça contactos na área profissional que pretende
Muitas vez não é importante aquilo que sabe mas sim quem conhece. Apesar de não ser considerado justo, é uma realidade. A melhor forma do seu currículo ser colocado no topo é com conhecimentos profissionais.
Quando não tem qualquer experiência profissional, ter alguém que entregue o seu currículo em mãos e o elogie pode ser a melhor solução.

4. Seja assertivo
A melhor forma de se distinguir dos restantes candidatos é ir atrás daquilo que pretende.
Pode parecer arriscado e que está a ser demasiado ambicioso mas, muito provavelmente, irá despertar curiosidade. Não tenha medo de contactar o gestor de recursos humanos directamente. Depois de submeter a sua candidatura, envie um e-mail a apresentar-se e a indicar que se candidatou.
O pior que pode acontecer é não ser chamado a entrevista – que era a situação onde estava antes. Então, por que não arriscar?

Alerta Emprego

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us