facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

O QUE DEVE SABER ANTES DA ENTREVISTA DE EMPREGO


Preparar uma entrevista de emprego pode ser stressante: é preciso saber como responder às perguntas do recrutador, conhecer a empresa, pesquisar sobre os entrevistadores e reunir informações que permitam fazer questões pertinentes. Por esse motivo, deve evitar tudo aquilo que possa gerar mais nervos.
Pequenos detalhes (como os que se seguem) podem ajudá-lo a sentir-se mais confiante e preparado para o momento decisivo.

Se não tiver como responder a estas questões, faça-as quando agendar a entrevista telefónica.

1. Quem é a pessoa (ou pessoas) que me vai (vão) entrevistar?
A entrevista de emprego pode ser feita pelo director da empresa, pelo chefe de departamento, por um membro dos recursos humanos, por um caça-talentos ou por um painel de pessoas.
Se conhecer minimamente o nome e personalidade dos entrevistador sentir-se-à mais confiante e poderá adaptar o seu discurso. Utilize o LinkedIn para compreender quais as funções do recrutador e o tipo de trabalho a que está habituado (orientado para resultados, trabalho em equipa, vários projectos ao mesmo tempo…).
Aproveite o telefonema em que agenda a entrevista para questionar quem será o (ou os) entrevistador(es).

2. Qual será o formato da entrevista?
Questione, também, se será:
  • um entrevista individual;
  • uma entrevista com painel de entrevistadores;
  • uma dinâmica de grupo;
  • uma entrevista com resolução de desafio.
Estar preparado ajuda a evitar surpresas desagradáveis e a garantir o sucesso.

3. Mais ou menos quanto tempo durará a entrevista de emprego?
Por norma, as entrevistas de emprego individuais demoram entre 30 a 60 minutos. No entanto, cada entrevistador tem o seu próprio método, que pode envolver mais ou menos tempo. Imagine que a entrevista de emprego demora 4 horas… é boa ideia levar consigo um snack.
Só poderá saber qual a duração esperada se questionar a pessoa que agendar consigo a entrevista. Tenha cuidado para não parecer que tem “pressa” e pretende uma entrevista curta.

4. Devo levar alguma coisa (portefólio, exemplo de trabalho)?
Deve sempre levar consigo cópias do curriculum vitae. Mas alguns recrutadores podem também estar interessados no seu portefólio ou em exemplos reais do seu trabalho.
Em caso de dúvida, é preferível que leve documentação a mais (mesmo que depois não utilize).

5. O que me pode dizer sobre o caminho e estacionamento perto da empresa? Ou, em alternativa: Pode-me indicar qual a estação de autocarro/metro/comboio mais próxima?
Chegar atrasado não é uma opção, pois demonstra falta de profissionalismo. Não confie somente no GPS para o ajudar a chegar a horas. Podem haver obras no caminho, ou dificuldade em estacionar junto da empresa.
Por outro lado, se for de transportes, questione qual a paragem/estação mais próxima do local.
Confirme sempre a morada da empresa/local onde se vai realizar a entrevista (a empresa pode ter mudado de localização recentemente e os dados ainda não estão actualizados).

6. Qual o tipo de vestuário que devo levar para a entrevista de emprego?
Esta questão não deve ser formulada por telefone. Faça pesquisa sobre a empresa para melhor conhecer a cultura empresarial e dress code. Em caso de dúvida pode passar em frente à sede e observar o tipo de vestuário comum nos colaboradores, para o reproduzir no dia da entrevista.
Conhecer estes detalhes vai permitir que se concentre no que realmente importa – preparar-se para a entrevista de emprego.

The Daily Muse/Alerta Emprego

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us