facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

"FALE-ME SOBRE SI"? PLANO PARA RESPONDER DE FORMA PERFEITA

Se, tal como a maioria das pessoas que procura um novo emprego, tem ido a muitas entrevistas, provavelmente está familiarizado com a famosa questão “fale-me sobre si”! Os recrutadores gostam de fazer esta pergunta pois é possível saber muito sobre o candidato através da forma como responde e também é uma boa forma de iniciar uma conversa.
Mas será possível falar sobre toda a experiência profissional, principais competências e ser simpático ao mesmo tempo, em apenas 3 minutos ou menos?
Para o ajudar apresentamos-lhe, com a ajuda do The Muse, um plano para responder a esta questão de forma confiante:

Faça pesquisas
Para os recrutadores existem duas características essenciais num candidato: competências técnicas – consegue realizar o trabalho? – e enquadramento cultural – a sua personalidade e valores enquadram-se nos da companhia?
Dispense algum tempo para rever o anúncio de emprego e a página institucional da empresa e assim perceber que características deve demonstrar e evidenciar durante a entrevista.
O objectivo neste passo não é que fale sobre tudo o que já fez mas sim construir uma resposta geral relacionada com aquilo que o entrevistador pretende.


Escolha três características que pretenda destacar
Como gostaria que o entrevistador se lembrasse de si depois de a entrevista terminar? Defina três competências que queira destacar e reforce-as durante a entrevista. Pode ser qualquer coisa desde “colocar sempre os clientes em primeiro lugar” até “forte competência em análises de dados”.
Pelo menos duas destas características devem corresponder à pesquisa que realizou no ponto anterior. Deste modo consegue relacionar o seu currículo com os requisitos pretendidos pela empresa.

Crie uma história
Agora que escolheu as três principais características que pretende enaltecer, pode criar a sua própria história. Pode criar, para cada uma das características, uma pequena declaração para as evidenciar.
Depois que criar as suas histórias, partilhe-as por ordem cronológica de modo a que a sua resposta coincida com o seu currículo. Assim, é mais fácil o entrevistador acompanhar a sua conversa.
Por exemplo: “Existem três características que eu gostaria de partilhar sobre mim. Primeiro, eu sou uma pessoa muito atenta ao detalhe. Desenvolvi essa competência enquanto trabalhei num laboratório de pesquisa, onde recolhi, medi e registei milhares de amostras químicas.” Depois prossiga com os dois exemplos seguintes.

Pratique, pratique, pratique
Praticar a sua resposta o maior número de vezes possível é muito importante! Faça-o em voz alta, pelo menos uma vez antes de entrar na sala de entrevista.
Enquanto pratica, esteja também atento ao tempo que demora a responder: não deverá demorar mais do que 3 minutos.



Alerta Emprego

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us