Todos ficamos ansiosamente à espera de uma resposta depois da entrevista de emprego. É impossível não ficar. Afinal de contas, trata-se do nosso Futuro.
Ao segundo ou terceiro dia após a entrevista já está a tentar encontrar explicação para o facto de ainda não lhe terem telefonado com uma resposta. Ao fim de uma semana já tem vontade de telefonar para o recrutador… Mas afinal, quanto tempo deve esperar por uma resposta?
Quanto tempo deve esperar pela resposta depois da entrevista de emprego:
- Até uma semana depois da entrevista de emprego: Relaxe, é perfeitamente normal que ainda não o tenham contactado. Possivelmente ainda estão a entrevistar outros candidatos e a decidir qual o mais indicado para a função.
- Entre uma e duas semanas: Ainda pode haver uma explicação lógica. O recrutador poderá ter ido de férias ou pode ter havido um projecto de empresa urgente. É possível que o empregador ainda lhe telefone com a resposta (de preferência positiva!)
- Entre duas e três semanas: Agora sim, pode começar a preocupar-se! O tempo longo pode querer dizer que não estão interessados em si ou que o recrutamento para a função a que se candidatou não é prioritário.
- Mais de três semanas: É pouco provável que lhe telefonem. Mesmo que a vaga continue por preencher, é muito difícil que ainda se lembrem dos pormenores da entrevista e dos argumentos que utilizou.
Não cometa um dos erros mais comuns de quem procura emprego: parar de procurar! Enquanto espera pelo resultado da entrevista de emprego deve continuar a procurar emprego e a ir a entrevistas. Antes propostas a mais do que a menos!
Questione, no final da entrevista de emprego, qual o próximo passo na selecção do candidato:
Faça perguntas simples sobre o processo de selecção e fique com uma noção mais correcta dos períodos de decisão.
- Qual o próximo passo no processo de recrutamento? Pode existir uma segunda entrevista, ou outros candidatos à espera de ser entrevistados.
- Tem ideia de quanto tempo levará a tomar uma decisão e quando começará o candidato a trabalhar? É preciso cuidado para não parecer desagradável. Mostre, ao invés, que está realmente interessado no trabalho e ansioso por começar a trabalhar.
- Sabe-me dizer daqui a quanto tempo terei uma resposta sobre se fui ou não seleccionado?
Ao fazer este tipo de perguntas no fim da entrevista de emprego poderá ter uma noção mais concreta se o recrutador ficou interessado em si. Se lhe garantir que terá uma resposta brevemente, é bom sinal! Caso o empregador seja vago, provavelmente não o considera a pessoa adequada para a função. Não desanime e continue à procura. Há muitos e bons empregos!
Envie um e-mail após uma semana:
Uma semana depois da entrevista (ou da data em que o entrevistador ficou de lhe dar uma resposta) envie um e-mail a questionar como está o seu processo de candidatura. Não telefone directamente para o empregador, já que poderá surtir o efeito contrário ao desejado.
Porque deve enviar um e-mail:
Não se notará a sua ansiedade tão facilmente como num telefonema. Adopte um tom amigável e respeitador. Mostre que ainda está interessado na vaga de emprego;
Dará tempo ao recrutador para pensar na resposta;
Possibilitará ao empregador responder-lhe negativamente de forma cortês e menos constrangedora para ambas as partes.
A regra de ouro é não se deixar levar pela ansiedade. Mantenha-se calmo e continue à procura. Com perseverança conseguirá um emprego!
Alerta Emprego
Alerta Emprego
0 comentários:
Enviar um comentário