Mesmo que tenha criado um excelente CV para colocar em linha, já pensou na forma como os motores de busca funcionam e se o seu CV será encontrado pelo recrutador certo? Eis algumas boas ideias para aumentar a sua visibilidade.
Os portais de emprego em linha podem ser uma via bastante eficaz para disponibilizar o seu CV a um público muito vasto. No entanto, como o seu CV é apenas um entre muitos outros que podem ser encontrados pelos motores de busca, tem de se assegurar de que conhece bem as palavras-chave mais eficazes.
Imagine que trabalha ao balcão de um bar, gosta do que faz, mas está à procura de um novo emprego. Ao redigir o seu CV para o colocar em linha, terá de fazer alguma pesquisa para verificar quais os termos empregues para descrever a sua função, e depois utilizá-los.
Pode pensar que basta utilizar o termo «empregado de bar», ou «bar tender», mas a linguagem pode tornar-se bastante técnica e comportar termos como «assistente comercial de bebidas de bar».
Um artigo recente publicado no jornal britânico The Guardian refere que se não polvilhar o seu CV com termos descritivos como «assistente comercial de bebidas de bar», o seu CV nunca aparecerá nas procuras e continuará recôndito nas profundezas da base de dados.
Pense como um motor de busca e ponha-se no lugar do recrutador
Lembre-se sempre que, se não utilizar os termos introduzidos no motor de busca pelo recrutador, este nunca encontrará o seu CV. Em termos práticos, se, por exemplo, mencionar a sua familiaridade com o Microsoft Office, terá de referir cada um dos programas - Excel, PowerPoint, etc. - para ser encontrado por quem fizer pesquisas nomeando estes programas.
Como determinar as melhores palavras-chave?
Comece por dedicar algum tempo a ler descrições da função que pretende ocupar. As descrições não têm de referir-se a uma vaga precisa que chame a sua atenção. O que interessa aqui é conhecer o tipo de linguagem utilizada nos anúncios em geral.
Depois de se inteirar da linguagem característica dos anúncios de vagas, ponha-se no lugar do recrutador. Este tem de analisar um grande número de CV, pelo que utiliza termos de pesquisa que o ajudem a ter de olhar apenas para CV que realmente lhe interessem.
A pesquisa procurará cobrir «… o setor, nomes alternativos da função, competências-chave, programas desoftware específicos, qualificações técnicas, profissionais ou académicas que constituam critérios prioritários da função em causa», explica Rowena Simpson, gestora de desenvolvimento de negócios e autora do artigo doThe Guardian.
O importante é descrever as suas competências com precisão e utilizar várias palavras que garantam que o seu CV aparece nos resultados da pesquisa, qualquer que seja o termo pesquisado.
Siga este conselho: o Portal EURES permite-lhe carregar o seu CV em linha e disponibilizá-lo para as buscas de milhares de empregadores de toda a Europa registados na EURES. Se o seu CV preencher os requisitos de um empregador, este poderá contactá-lo rápida e facilmente através do Portal EURES.
EURES e Newsemprego n.º 19
EURES e Newsemprego n.º 19
0 comentários:
Enviar um comentário