facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

terça-feira, 27 de setembro de 2016

3.142 ESTÃO NO IEM PARA MELHORAR DE EMPREGO



O Instituto de Emprego da Madeira (IEM) contava, até final de agosto, com 3.142 pessoas empregadas mas inscritas em “Situação de Melhoria Profissional”. 
Esta modalidade do IEM, pouco conhecida da população em geral, destina-se principalmente a pessoas que, estando empregadas em áreas cujas competências sejam inferiores às suas qualificações, procuram melhorar de emprego, adequando à formação e habilitações. 
Destina-se muito a pessoas que, não encontrando trabalho nas áreas pretendidas ou adequadas às habilitações literárias, mas precisando de um salário no final do mês, sujeitam-se às oportunidades que surgem. 
Como fez questão de sublinhar a presidente do IEM, em declarações ao JM, o Instituto não se limita a trabalhar para os desempregados. «Pessoas que estejam a trabalhar, mas que queiram melhorar a situação laboral, podem se inscrever no IEM e ficam registadas em “Situação de Melhoria Profissional”. 
Rita Andrade exemplifica como caso de uma pessoa que possa estar a trabalhar numa caixa de supermercado mas que tem formação em contabilidade e surge uma possibilidade, chamamos essa pessoa». 
A presidente do IEM comenta que este regime já existe há muito tempo, mas há muitas pessoas que desconhecem, mas que podem se inscrever porque podem surgir novas oportunidades de trabalho mais adequadas às suas expetativas e formação. 
Quanto aos atuais 3.142 inscritos para melhoria profissional, saliente-se que 59,4% dos candidatos têm idades compreendidas entre os 25 e 44 anos. Nas estatísticas divulgadas ao JM pelo instituto tutelado pela Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, é também revelado que 51,9% dos inscritos tem como habilitações o ensino secundário ou superior.
Também é possível verificar na informação disponibilizada ao JM que 74,7% dos utentes têm residência nos concelhos do Funchal (1.271 inscritos), Câmara de Lobos (547 pessoas) e Santa Cruz (527 inscritos). Refira-se, a título de curiosidade, que o concelho com menos inscritos é o de São Vicente, com 46 pessoas. 
Quanto à caracterização dos candidatos por “grupos de profissões”, as classes mais significativas são as ligadas a “Trabalhadores de limpeza”, com 14,3%, seguindo-se os “Vendedores”, com 10,4 por cento dos registados, e 7,4% inscritos em “Empregados de escritório, secretários em geral e operadores de processamento de dados”. 
O Instituto de Emprego da Madeira também divulgou que, dos 3.142 inscritos em “Situação de Melhoria de Emprego”, 3.082 não têm Rendimento Social de Inserção e 60 usufruem desse apoio social. 
Rita Andrade sublinhou ainda que «os candidatos “Empregados”, inscritos para melhoria de situação - com exceção dos Programas de Emprego que pressupõem situação de desemprego e Formação Profissional dirigida exclusivamente para população desempregada têm acesso a todas as informações do nosso serviço, bem como às ofertas de emprego disponíveis, ainda que sejam contactados apenas quando não existem desempregados inscritos com o perfil definido para satisfazer as ofertas.

740 TÊM ENSINO SUPERIOR

No âmbito da modalidade “Melhoria da Situação Profissional”, do Instituto de Emprego da Madeira, um dado a destacar prende-se com a caracterização dos 3.142 inscritos ao nível das habilitações literárias. Isso porque, 51,9% dos inscritos têm como habilitações o ensino secundário ou superior, correspondendo assim a 1.630 pessoas. Respetivamente, do ensino secundário (28,3%) estão 890 inscritos, enquanto com o ensino superior(23,6%) estão registados para melhoria de emprego740 indivíduos, revelou Rita Andrade ao JM. Apenas com o ensino básico estão inscritas 1.394pessoas. Com o 1º ciclo do ensino básico estão 517pessoas inscritas, com o2º ciclo do ensino básico480 e com o 3º ciclo do ensino básico estão registados 397 indivíduos que pretendem melhorar de trabalho. Com nenhum nível de instrução, estão inscritas 118 pessoas.
JM

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us