Todos somos humanos e, como tal, todos cometemos erros. Mas quando estamos à procura de um novo emprego é fundamental minimizar os erros cometidos, principalmente nas candidaturas, uma vez que podem-nos afastar de conseguir a vaga.
Conheça aqui os principais erros cometidos pelos candidatos, de acordo com o Careerealism, e saiba como os evitar:
1. Erros ortográficos e gramaticais
Este tipo de erros, embora possam parecer insignificantes, podem significar um sinal de alerta para os recrutadores. Demonstra que tem falta de atenção ao detalhe e podem pensar que enviou a candidatura de forma apressada e/ou desleixada.
Como evitar: demore o tempo necessário a enviar a candidatura, faça sempre uma revisão e se necessário peça a alguém para reler. Leia as suas respostas em voz alta e verifique se tudo faz sentido.
2. Não seguir indicações
Não preencha formulário sem ler tudo com atenção. Cada candidatura é diferente da anterior e aquilo que escreve deve ser adaptado a cada função.
Como evitar: tome atenção e leia tudo o que é pedido com calma. Caso tenha muitas candidaturas para enviar ao mesmo tempo, pode significar que se está a candidatar mesmo sem ser qualificado. Neste caso, o melhor será redefinir a sua estratégia.
3. Enviar sempre o mesmo currículo
Fazer isto demonstra que provavelmente não entendeu ou não se esforçou por entender aquilo que o recrutador procura e envia simplesmente a sua candidatura na esperança que se enquadre nos critérios da empresa.
Como evitar: leia o anúncio com atenção e perceba quais os requisitos a nível de qualificações, habilitações e competências. Demonstre, ao longo do currículo, de que forma se enquadra naquilo que procuram.
4. Ter uma única carta de apresentação
Tal como no currículo, a carta de apresentação deve estar adaptada a cada função e a cada empresa. Este documento deve contar uma história que envolva o recrutador e que o faça interessar-se por si.
Como evitar: escreva uma carta de apresentação para cada função a que se candidata. Embora possa ter um modelo base, deve sempre estar personalizada com o nome do recrutador e da empresa e adaptada ao cargo.
5. Não pesquisar a empresa
Após ler o anúncio, é crucial que pesquise a empresa a que se está a candidatar. Tem que saber aquilo que faz, como está estruturada e quais as suas missões, valores e objectivos de modo a perceber como se pode enquadrar. Saber esta informação será fundamental para o seu sucesso na entrevista.
Como evitar: pesquise a empresa na Internet: verifique o website, redes sociais e artigos sobre a empresa e os seus serviços.
Alerta Emprego
0 comentários:
Enviar um comentário